Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Palestra em Silves sensibilizou para a importância da água

Palestra em Silves sensibilizou para a importância da água

Realizou-se no  dia 18 de Outubro, uma palestra na Biblioteca Municipal de Silves, tendo como temática a água. A apresentação ficou a cargo de Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve.

O convite partiu da Câmara Municipal de Silves e da Biblioteca Municipal, com o objetivo de aumentar a consciencialização para a importância da água, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

A palestra foi dirigida ao público adolescente, tendo como convidados um grupo de alunos da Escola Secundária de Silves (10º, 11º e 12ºanos), que se mostraram muito participativos ao longo de toda a sessão.

Em nota divulgada, a Águas do Algarve dá conta de como correu a sessão:

«Para a apresentação do tema “A Água e o Futuro” foi definido como principal objetivo a sensibilização dos jovens estudantes para que estes compreendam o valor da água e a importância em preservá-la, pois a água é indispensável à vida na Terra e, ao contrário do que se pensou durante muitos anos, a água não é infinita.

Seguiram-se dicas de poupança da água. Para além de ter sido mostrado a sua importância, foram também expostos alguns dos principais efeitos negativos que a poluição humana tem nos oceanos e, como consequência, nos animais que lá vivem.

Explicou-se ainda o papel fundamental que os jovens têm para o futuro do ambiente e para a sobrevivência sustentável do planeta.

Tratou-se de uma palestra muito inter-ativa e participativa por ambas as partes. Foram colocados diferentes cenários com consequentes perguntas aos estudantes, para que estes pudessem intervir e participar de forma mais ativa na sessão.

No final, distribuíram-se folhetos de sensibilização e uns pequenos brindes relativos ao tema, mais concretamente uns pequenos espelhos com a frase “Sabes quem é a pessoa mais importante do Algarve?”. Após os jovens abrirem o espelho perceberam que são eles as pessoas mais importantes para o ambiente. Ou seja, cada um de nós é parte fulcral para o futuro da água e do meio ambiente.»

 

Veja Também

Biblioteca Municipal de Silves divulga programação de novembro

Durante o mês de novembro a Biblioteca Municipal de Silves (BMS) prosseguirá com a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *