Home / Algarve / Algarve foi eleito a Melhor Região Europeia em Turismo e Gastronomia

Algarve foi eleito a Melhor Região Europeia em Turismo e Gastronomia

O Algarve conquistou o Prémio de «Melhor Região Europeia em Turismo e Gastronomia 2018», atribuído pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO) no âmbito da 13.ª edição dos prémios AURUM.

O restaurante Infante Panorâmico, na Praia Verde (Castro Marim), foi também um dos premiados, ao ser eleito «Best European Restaurant 2018».

«A distinção Best European Region in Tourism and Gastronomy 2018 surge quando o Algarve está a reforçar a sua oferta de turismo culinário e enológico. Este prémio traz-nos reconhecimento e mais perseverança para continuar a enaltecer, preservar e valorizar o nosso património gastronómico e enológico, dando a conhecer a região através de pratos e experiências à mesa. E ainda sabe melhor por ter sido atribuída por quem partilha a paixão pela gastronomia e vinhos, enquanto elemento cultural e símbolo de identidade» confessou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu este fim-de-semana em Atenas, na Grécia.

Nos últimos anos, o Algarve tem vindo a apostar na consolidação da sua oferta culinária e enológica, enquanto produto estratégico para o desenvolvimento do turismo da região, durante todo o ano e em todo o seu território.

A promoção da gastronomia algarvia, dos seus produtos e das suas receitas ancestrais tem sido desenvolvida através de várias ações e projetos, como o «Algarve Cooking Vacations», que visa a criação de programas de férias culinárias e gastronómicas. Recentemente, a RTA também promoveu um Estudo que permitiu definir o perfil dos turistas, identificar as tendências de mercado e definir as melhores estratégias para a elaboração de novas ofertas para a região.

Criado em 2005, o CEUCO pretende juntar o maior número de confrarias e associações gastronómicas e enológicas da União Europeia, com um denominador comum: defender os produtos e as receitas que caracterizam a identidade gastronómica única de cada região. Depois de Atenas (Grécia) e Córdoba (Espanha), o próximo congresso do CEUCO vai realizar-se em Albufeira, em 2019, após a candidatura algarvia ter sido aprovada pela instituição.

Veja Também

Guia de eventos em novembro já está disponível

O guia de eventos da Região de Turismo do Algarve referente ao mês de novembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *