Home / Concelho / Esgotos no Rio Arade?

Esgotos no Rio Arade?

Há algumas semanas chegou à nossa redação uma chamada de atenção para o que parecia ser a descarga de um esgoto para o Rio Arade, numa saída muito perto do cais aonde atracam os barcos turísticos.
No local, o Terra Ruiva confirmou a existência de uma água suja, a correr para o rio. Na maré cheia é visível a mancha mais escura que rodeia a saída e na maré baixa sente-se muitas vezes um cheiro incomodativo.
Uma situação que chegou também às redes sociais, onde se gerou a discussão sobre a origem desta água mal cheirosa.

À frente da saída é visível uma mancha, com odor

Para esclarecer o assunto, o nosso jornal contactou a vereadora Luísa Luís, responsável pelo pelouro do Ambiente, na Câmara Municipal de Silves. Na sua resposta, a vereadora afirmou que “não existem nenhuns esgotos a desaguar no Rio Arade”. O que pode estar a acontecer, acrescentou, é estarmos perante uma “ligação clandestina, como existe em várias casas, principalmente na zona mais antiga da cidade, em que eram feitas ligação de esgotos às condutas das águas pluviais”. A vereadora Luísa Luís adiantou que têm sido descobertos vários exemplos dessa situação, no decorrer das obras que a Câmara Municipal tem estado a realizar no Centro Histórico de Silves e que todas essas ligações que são descobertas “são corrigidas”.

Ao Terra Ruiva, a vereadora disse ainda que a autarquia fará o possível para descobrir exatamente a origem do problema, o que não será fácil, pois implica “entrar dentro do esgoto” e conseguir identificar a localização da ligação, o que poderá ser um processo demorado.

Veja Também

Ministério Público acusa um casal de homicídio em Silves

O Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro deduziu acusação contra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *