Home / Concelho / Freguesia de Silves já tem símbolos heráldicos

Freguesia de Silves já tem símbolos heráldicos

Os Símbolos Heráldicos da Freguesia de Silves, o brasão, bandeira e selo, foram apresentados publicamente numa cerimónia que decorreu no dia 5 de outubro, no edifício sede da Junta de Freguesia.
A cerimónia teve início com o hastear da nova bandeira da freguesia, no edifício, pelo presidente da Junta de Freguesia, Tito dos Santos Coelho, seguindo-se o descerramento do novo brasão, colocado à entrada. Um ato presidido por Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.

A presidente da Câmara de Silves e o presidente da Junta de Silves descerraram o brasão

Na apresentação dos novos símbolos heráldicos, o presidente Tito dos Santos Coelho explicou que a freguesia de Silves era a única no concelho que não dispunha destes símbolos identificativos e que, desde cedo, isso se tinha tornado uma preocupação para si.
O processo de criação de um brasão para a Freguesia de Silves foi iniciado em dezembro de 2017, tendo sido estudada a história da freguesia e analisadas as leis e as normas da heráldica. Em reunião do Executivo da Junta de Freguesia, em fevereiro de 2018, foi escolhida a proposta que veio a ser aprovada pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
O projeto e conceção dos símbolos esteve a cargo de António Sérgio Horta e Eduardo Brito, que também estiveram presentes na cerimónia.

Cerimónia de apresentação dos símbolos heráldicos: António Horta, Rosa Palma, Tito Coelho, Eduardo Brito

O brasão da Freguesia de Silves é composto por um escudo de ouro, que representa a nobreza e a sabedoria do povo de Silves, bem como a sua riqueza cultural e agrícola; por um castelo vermelho que representa o Castelo de Silves, construído com o chamado grés de Silves; uma alfange vermelha e uma espada azul, como símbolo das várias lutas que aqui se travaram entre os muçulmanos e os cristãos; e por uma campanha diminuta ondada de três burelas ondadas de azul e prata que representa o Rio Arade, que tanto contribuiu para o desenvolvimento (e declínio) da cidade.
Apresenta ainda uma coroa mural de prata com quatro torres e listel de prata com a legenda em letras negras maiúsculas: “FREGUESIA DE SILVES”.
De referir ainda que, para a ocasião, a Junta de Freguesia editou uma brochura com a explicação de todos os elementos que compõem os símbolos heráldicos da Freguesia. A mesma tem também um breve capítulo dedicado à história e lendas da Freguesia de Silves.

Veja Também

Obras de Centro Histórico de Silves levam a cortes de trânsito

A Câmara Municipal de Silves informa que devido aos trabalhos de escavação, ligação de ramais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *