Home / Sociedade / Educação / Novos estudantes internacionais da Universidade do Algarve visitaram Silves

Novos estudantes internacionais da Universidade do Algarve visitaram Silves

Uma visita à cidade de Silves foi uma das atividades incluídas no programa de boas vindas organizado pela Universidade do Algarve para receber cerca de 800 novos estudantes internacionais, de 50 nacionalidades diferentes que, este ano, iniciaram os seus estudos na universidade algarvia.

Estes estudantes, vindos de países como Colômbia, Equador, Israel, Marrocos, Argélia, México, Costa Rica, China, Vietnam, Guiné-Bissau, Indonésia, Filipinas, EUA, Brasil, África do Sul, Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Polónia, República Checa, Itália, Roménia, Eslovénia, Lituânia, entre outros, além de receberem apoio logístico, tiveram também duas semanas de acolhimento que  contaram com sessões de boas-vindas, com várias visitas ao Centro Histórico e ao Museu Municipal de Faro, passeios de barco pela Ria Formosa, uma visita ao Zoomarine, e às cidades de Vila Real de Santo António, Silves e Vila do Bispo.

“No âmbito do projeto SIAC: Algarve Is Our Campus – Study and Research in Algarve, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, os novos estudantes internacionais tiveram ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia algarvia, através de um almoço e de um jantar de boas-vindas, patrocinados pelo referido projeto.

Outro momento importante que marcou estas semanas de acolhimento foi a tomada de posse do Núcleo de Estudantes Brasileiros da Associação Académica da Universidade do Algarve (NEBRAUAlg), que tem como presidente Roberto Chiodelli, aluno do doutoramento em Psicologia. Este Núcleo vem, assim, reforçar o acolhimento dos novos estudantes brasileiros, que além da portuguesa, são a nacionalidade mais representada na UAlg”, informa esta entidade.

Além dos muitos voluntários da UAlg, este programa de acolhimento contou ainda com os apoios das Câmaras Municipais de Faro, Silves, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, da Região de Turismo do Algarve, e do Zoomarine.

De acordo com as os últimos dados oficiais disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), relativos ao ano letivo de 2016/17, a UAlg regista a terceira percentagem mais elevada de estudantes com nacionalidade estrangeira, com 16,1%. A média nacional é de 11,9%.

No presente ano letivo, prevê-se que estudem na UAlg mais de 1600 estudantes de nacionalidade estrangeira, o que ultrapassará os 20% do número total de inscritos.

Veja Também

Estudo de avaliação de risco de inundações apresenta Silves com várias situações críticas

O relatório “Avaliação preliminar do risco de inundações em Portugal Continental”, documento que se encontra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *