Home / Concelho / No Dia do Município: Silves distinguido como o “Município Amigo do Desporto 2018”

No Dia do Município: Silves distinguido como o “Município Amigo do Desporto 2018”

As cerimónias de celebração do Dia do Município de Silves, comemorado a 3 de setembro, foi o momento escolhido para a entrega, à Câmara Municipal de Silves, do prémio “Município Amigo do Desporto 2018”.
Este prémio foi atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGEDS) que, em 2018, classificou Silves como um “Município de Excelência” nesta área.
O galardão foi entregue à presidente Rosa Palma pelo responsável da Associação, Pedro Soares. Na sua intervenção, o mesmo fundamentou as razões para a escolha do Município de Silves, revelando que esta assentou em três pilares fundamentais: “a partilha de boas práticas”, o facto do Município ser “uma referência, pela sua intervenção, nas áreas de atividade física e desporto e na gestão das instalações desportivas” e ainda pela “excelência da liderança”, tendo destacado o trabalho e a capacidade do Sector de Desporto da Câmara Municipal.
Pedro Soares explicou ainda que o trabalho e gestão do Município na área desportiva, foi avaliado em 10 áreas, nomeadamente: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. E que Silves alcançou a “excelência” em várias destas áreas, o que justificou o prémio, já que “só a excelência é suficiente”. Nesse sentido, elogiou a “identidade das Piscinas Municipais”, afirmando que “conhecendo a maior parte das piscinas do país” não tem dúvidas sobre a qualidade das Piscinas de Silves, nas quais se nota “que há gestão com gosto e foco no utente”. “Às vezes não damos importância à nossa realidade porque não conhecemos as outras” mas as Piscinas devem ser um “motivo de orgulho para quem dirige e para quem é reflexo dessa gestão”, acrescentou Pedro Soares.

 

Povo orgulhoso
De orgulho falou também a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, na intervenção que abriu as cerimónias. Lembrando a data histórica que se comemorava, os 829 anos sobre a tomada de Silves pelo rei D. Sancho I, Rosa Palma falou do “povo orgulhoso” de Silves que, ao longo dos séculos, assimilou características diferentes das gentes que por aqui se fixaram. Falou também do presente e da necessidade de que “todos se sintam envolvidos” e “prontos a arregaçar as mangas”, garantindo que, pela parte do Executivo que dirige, os desafios são encarados “com determinação e espírito de missão em defesa do serviço público”.
Rosa Palma destacou alguns “dos projetos que nos permitem crescer” e as marcas que se têm afirmado, como “Silves, Capital da Laranja”, “Vinhos de Silves” e “Jazz nas Adegas” , para sublinhar que é necessário que o município “continue a subir, degrau a degrau”.
No final, a presidente da Câmara de Silves deixou ainda uma palavra de apreço e estímulo aos atletas e dirigentes homenageados neste dia, e um agradecimento às suas famílias “sempre dispostas a ajudar”.

Vários atletas premiados
Seguiu-se então a cerimónia de entrega de troféus e de certificados aos atletas que este ano se distinguiram nas suas modalidades.
Assim, foram distinguidos dezenas de atletas, do Aquático Clube de Silves; ADECT; Extremo Sul; ATLETIS; Associação Humanitária de Bombeiros de Silves; Casa do Povo de Messines; GADAG; GDCE; Sociedade Columbófila Messinense.

A título individual foram destacados Humberto Calado, campeão do mundo em WKU 69 kg; o ginasta Francisco Labisa, com vários títulos e participações internacionais; Débora Barros, campeã de karaté; Filipe Barros, campeão mundial de Muzemba; André Sustelo, melhor atleta do campeonato de futebol algarvio; João Virgínia, guarda-redes no Everton e que integra a Seleção Nacional Sub-21.
Foi ainda dado um destaque especial ao judoca Vítor Manuel Gonçalves Correia que iniciou a prática do judo em 1964, fundador da Academia de Judo do Sul, com sede em Silves.

De referir que o programa das comemorações do Dia do Município incluiu ainda várias atividades no Museu Municipal de Arqueologia que comemorou o seu 28º aniversário e um concerto solidário com o Trio Jazz de Loulé e Mário Laginha, no Centro Paroquial de Pêra. As verbas angariadas no concerto serão entregues aos bombeiros voluntários do concelho, de Silves e Messines.

Veja Também

Mais protestos contra a transferência da Direção Ferroviária de Tunes para Faro

O encerramento da Direção Ferroviária de Tunes e a transferência dos serviços e dos seus …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *