Home / Vida / Pessoas / Al- Férias para crianças diferentes em Silves

Al- Férias para crianças diferentes em Silves

De 7 a 11 de agosto decorreu em Silves, a Colónia de Férias Especiais para Crianças “Al-Férias”.
Organizada pela Junta de Freguesia de Silves e a Associação de Atividade Motora Adaptada- AAMA, a Colónia Al-Férias surgiu pela “necessidade de desenvolver uma resposta de apoio nas férias a crianças com necessidades educativas especiais”, sendo a primeira vez que “nasce uma colónia deste intuito no Algarve”.

A colónia recebeu 14 crianças, com diferentes tipos de problemas, nomeadamente com diagnósticos de Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento e Síndrome de Smith Magenis, que eram acompanhados por 14 monitores e 3 coordenadores. O que permitia, a “intervenção nas necessidades de cada participante, com apoio prestado de forma direta, num rácio de um monitor por cada participante”.

Em atividades, nos Amigos dos Pequeninos

Para participação nesta colónia foi dada prioridade a crianças da freguesia de Silves, havendo ainda crianças de São Bartolomeu de Messines, Armação de Pêra, Portimão e Albufeira, entre as quais crianças desfavorecidas, a quem as férias foram oferecidas “porque não íamos deixar nenhum miúdo de fora”, como disse o presidente da Junta de Silves, Tito Coelho.

Os participantes ficaram instalados nos Amigos dos Pequeninos e além de atividades que conciliavam a brincadeira com a terapêutica realizaram também passeios e visitas a parques temáticos. Outras entidades apoiaram também este projeto, nomeadamente o Crédito Agrícola de Silves, o Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim e a Internacional Rotary de Silves.
Segundo o presidente da Junta de Silves, a autarquia sentiu necessidade de apoiar este projeto porque viu que “há muitas atividades e campos de férias para crianças, mas não há nada para estes miúdos com necessidades especiais”.

Participantes na colónia de férias

Veja Também

Cerca de 200 pais Natal desfilaram em Armação de Pêra

Cerca de 200 “pais Natal” participaram no 7º Passeio de Pais Natal que se realizou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *