Home / Concelho / Incêndio dominado, apenas um ponto quente entre Messines e São Marcos da Serra

Incêndio dominado, apenas um ponto quente entre Messines e São Marcos da Serra

O incêndio de Monchique está “dominado” mas não extinto, havendo apenas “um ponto que causa maior preocupação” que é “no flanco este, que vai de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines”, disse hoje de manhã a 2ª comandante operacional da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Assim, ao fim de uma semana, a situação é dada agora como controlada, naquele que é já o maior incêndio ocorrido na Europa este ano. Segundo adiantou Patrícia Gaspar, “é natural que hoje e nos próximos dias ainda haja pontos quentes e alguns pequenos reacendimentos, mas isso não significa que o incêndio volte a ativar”.

Precisamente para impedir que isso aconteça, bombeiros e forças de segurança irão continuar no terreno até o incêndio ser dado como extinto, embora o seu número venha a diminuir progressivamente, à medida que a situação se consolida. 

A vigilância ao perímetro do incêndio, à semelhança do que aconteceu ontem, será também feita por meios aéreos que, em caso de necessidade, darão o alerta aos bombeiros.

A comandante operacional disse ainda que as autarquias envolvidas no incêndio têm já técnicos no terreno, com o objetivo de começar a fazer o levantamento dos danos e prejuízos em habitações e terrenos.

No meio de argumentos e contra-argumentos, numa discussão que se antevê longa, sobre a forma como este incêndio foi combatido, o mesmo chega ao fim, no concelho de Silves, com um balanço triste mas ainda assim positivo, uma vez que não se registaram mortes ou feridos graves e não há conhecimento de que tenha ardido alguma habitação.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Município de Silves mantém os mesmos moldes de atendimento ao público

Decorrente da passagem de estado de calamidade para estado de alerta, em vigor a partir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *