Home / Concelho / Depois de uma tarde muito dura, Silves prepara-se para uma noite de inquietação

Depois de uma tarde muito dura, Silves prepara-se para uma noite de inquietação

As imagens do pânico que se viveu esta tarde no Enxerim, às portas de Silves, quando se procedia à evacuação da população, e que foram mostradas pelas televisões nacionais foram  sem dúvida as mais marcantes deste que foi mais um dia marcado pelo incêndio que lavra no concelho.

Mas mais no interior do concelho, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, centenas de pessoas tiveram de sair das suas casas, quando o fogo entrou pela serra, passando por várias povoações e aglomerados habitacionais. Na Cumeada, Amorosa, Gregórios, Canhestros, Corgo, Mogas, Vale Fuzeiros (sem excluir outros que não tenham chegado ao nosso conhecimento), as autoridades, nomeadamente GNR e Proteção Civil, procederam à retirada preventiva dos habitantes.

Na Vilarinha, na freguesia de Messines, esta tarde

O fogo intenso acabou por obrigar também ao corte da EN 124, que liga São Bartolomeu de Messines a Silves, na altura em que as chamas conseguiram atravessá-la, enquanto se encaminhavam em direção ao Algoz. Uma progressão que terá sido travada a tempo, segundo as indicações que temos.

Combate ao fogo, esta tarde, na Cumeada, freguesia de Messines

Também à tarde, o fogo entrou pelo sítio da Sapeira e começou a dirigir-se na direção de São Marcos da Serra. Aqui valeu o vento ter novamente mudado de rumo, o que desviou o perigo desta aldeia e freguesia.

A esta hora (22h50), a situação é bastante mais calma, ao que conseguimos apurar, mas todos estão cientes do aviso que o fogo deixou  esta tarde: de um momento para o outro tudo pode mudar.

Em vários pontos das freguesias de Silves e de Messines são visíveis as labaredas. O perigo está longe de estar afastado.

 

Veja Também

Linces retirados do Centro de Reprodução de Silves

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decidiu, como medida de prevenção, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *