Home / Vida / Pessoas / Maria da Luz de Deus Ramos homenageada com rua em Messines

Maria da Luz de Deus Ramos homenageada com rua em Messines

O centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, neta do poeta/pedagogo João de Deus, foi assinalado em São Bartolomeu de Messines com uma homenagem que incluiu o descerramento de uma placa toponímica, na rua de acesso ao Jardim-Escola João de Deus.

Maria da Luz de Deus Ramos

Esta homenagem começou com a inauguração da Exposição “Maria da Luz de Deus Ramos, 1 Vida 1 Obra – excertos biográficos” que está patente na Casa-Museu João de Deus, até ao dia 26 de julho. Esta mostra pretende “destacar esta personalidade ligada ao Algarve, a Silves e à freguesia de São Bartolomeu de Messines e relembra o seu importante papel na criação dos lugares de memória do pedagogo, com destaque para o monumento escultório de Raúl Xavier e o Jardim Escola João de Deus”.

Teve lugar depois uma “Conversa In Memoriam” com a participação de Glória Maria Marreiros, Maria João Gomes, Suzete Candeias e Teodomiro Neto. Seguidamente, os alunos do Jardim-Escola João de Deus, de São Bartolomeu de Messines, apresentaram “História da Primavera e outros escritos”.

 

 

 

O dia terminou com o descerramento da placa toponímica que perpetua, assim, em São Bartolomeu de Messines, a memória desta mulher, referência no panorama nacional da educação pré-escolar, grande continuadora da obra de seu pai, João de Deus Ramos e por conseguinte do seu avô, João de Deus.

Maria da Luz de Deus Ramos Ponces de Carvalho (1918-1999) foi presença assídua nas comemorações do 8 de março, em São Bartolomeu de Messines, participando ativamente na criação do Jardim Escola, do monumento a João de Deus e da sua Casa Museu.

Esta homenagem foi organizada pela Câmara Municipal de Silves, através da Casa-Museu João de Deus, pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e pelo Jardim-Escola João de Deus .

Veja Também

Voluntários para prevenção de violência no namoro

O Instituto Português do Desportoe Juventude – IPDJ tem abertas inscrições para voluntários/as integrarem aBolsa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *