Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / DECO informa: Tomar medidas para reduzir a utilização do plástico

DECO informa: Tomar medidas para reduzir a utilização do plástico

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

“Nos últimos meses tenho ouvi do falar imenso sobre a necessidade de reduzir a utilização de plástico. Que medidas estão a ser tomadas?”

“O problema não é o plástico, mas o que fazemos dele”. A frase é do norueguês Erik Solheim, diretor da divisão de ambiente das Nações Unidas. Mas podia ser de qualquer um de nós. Das mais de 360 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, 13 milhões vão parar diretamente ao mar. Para a produção atual de plástico são necessários 17 milhões de barris de petróleo.

É necessário diminuir o uso do plástico a partir da fonte, mas também precisamos de gerir melhor os resíduos que produzimos. Apenas 9% de todos os resíduos de plástico foram reciclados, a nível mundial. 12% desses resíduos foram incinerados e o resto, 79%, acumula-se em aterros, lixeiras ou no ambiente.

A Comissão Europeia decidiu, em finais de maio, atacar o problema e propor medidas robustas contra os plásticos descartáveis. A ideia é mesmo banir o plástico de diversos objetos de uso quotidiano, com destaque para os cotonetes, talheres, pratos, palhinhas, agitadores de bebidas e paus para balões em plástico, dado que podem já ser produzidos exclusivamente a partir de matérias-primas de fontes renováveis. Além destes produtos, também os recipientes descartáveis para alimentos e bebidas estão na mira da Comissão Europeia.
Outra novidade da proposta prende-se com o aumento da recolha das garrafas de plástico descartável para bebidas, esperando que a mesma atinja 90% em 2025. Para alcançar este valor, pode-se recorrer à restituição de depósitos, como taras recuperáveis, como acontecia na generalidade das garrafas de vidro noutros tempos. Esta prática é, aliás, comum em vários países europeus, nos quais se conseguem elevadas taxas de recuperação de embalagens de vidro, metal e mesmo plástico.

Como reduzir o plástico em nossas casas?
• não utilize produtos descartáveis, como lâminas de barbear, pratos de plástico, cotonetes, etc.;
• evite comprar água engarrafada. É melhor reutilizar uma garrafa. Prefira as de vidro;
• escolha marcas que utilizem plástico reciclado;
• recicle! qualquer que seja o material de embalagem, há sempre um contentor – amarelo, verde ou azul – à espera de o receber.

Veja Também

Exposição “Artistas pela Paz” , em Silves

Assinalando o Dia Internacional da Paz, a Câmara Municipal de Silves apresenta no edifício dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *