Home / Sociedade / Cultura / Centenário de Maria da Luz de Deus Ramos assinalado em Messines

Centenário de Maria da Luz de Deus Ramos assinalado em Messines

No dia 27 de junho será promovida uma Homenagem a Maria da Luz de Deus Ramos, para assinalar o centenário do nascimento da neta do poeta/pedadogo João de Deus.

 

Da homenagem, que decorre na Casa Museu João de Deus, a partir das 16h30, consta a inauguração da Exposição “Maria da Luz de Deus Ramos, 1 Vida 1 Obra – excertos biográficos”. Patente até ao dia 26 de julho, esta mostra pretende destacar esta personalidade ligada ao Algarve, a Silves e à freguesia de  São Bartolomeu de Messines  e relembrando o seu importante papel na criação dos lugares de memória do pedagogo (com destaque para o monumento escultório de Raúl Xavier e o Jardim Escola João de Deus).

Terá lugar depois uma Conversa In Memoriam com a participação de Glória Maria Marreiros, Maria João Gomes, Suzete Candeias e Teodomiro Neto.

Seguidamente, os alunos do Jardim-Escola João de Deus, de S. Bartolomeu de Messines, apresentam “História da Primavera e outros escritos”.  Às 18 horas, a homenagem prossegue com o descerramento de uma placa toponímica na Rua Projetada ao Jardim-Escola João de Deus.

Esta homenagem é organizada pela Câmara Municipal de Silves, através da Casa-Museu João de Deus, Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e Jardim-Escola João de Deus e integra as comemorações do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, referência no panorama nacional da educação pré-escolar.

 

Veja Também

No Algoz, Romaria à Ermida da Nossa Senhora do Pilar

No dia 15 de agosto irá realizar-se, no Algoz, uma Romaria à Ermida da Nossa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *