A ponte ferroviária do Barranco Longo, no Algoz, é uma das seis pontes metálicas na Linha do Sul que vai ser intervencionada com trabalhos de proteção anticorrosiva.
Segundo o comunicado da Infraestruturas de Portugal-IP, esta intervenção insere-se no plano de manutenção da empresa para o corrente ano, “com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias”.
A empreitada foi adjudicada à empresa PROZINCO, Construção e Manutenção, S.A. pelo valor de 794.140,00 euros e um prazo de execução de 210 dias de calendário. A intervenção abrange pontes localizadas nos concelhos de Ourique, Odemira e Silves.
Estas ações, “revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade, e que, no limite, poderiam implicar a substituição de algumas estruturas.”