Home / Sociedade / Lazer / Divulgada a imagem da XV Feira Medieval de Silves

Divulgada a imagem da XV Feira Medieval de Silves

A Câmara Municipal divulgou a imagem da XV Feira Medieval de Silves que, mais uma vez, foi criada pelo fotógrafo André Boto.

Tendo como tema base a “Silves, 1189. A Conquista”, dá a conhecer o famoso episódio da história da cidade, no qual o Rei D. Sancho I, com ajuda dos Cruzados que se dirigiam à Terra Santa, toma a cidade.

«Na sessão fotográfica que permitiu a criação da imagem da XV Feira Medieval de Silves procurou-se criar uma imagem vívida e dramática de dois guerreiros, um cristão e um muçulmano, que certamente, ao longo dos vários meses que durou o cerco à cidade (de junho a setembro, mais precisamente até dia 3 desse mês) e durante o confronto se terão enfrentado. A determinação de ambos os lados em confronto está retratada, bem como a presença de todos os demais que viviam na cidade ou que seguiam os combatentes, personificados pelo místico rosto que aparece quase como que uma sombra e as mulheres e crianças, personificados pela jovem que olha o infinito, em busca de melhores dias.
André Boto contou com a participação de vários modelos, todos voluntários: Bruno Guerreiro (o cristão), António Santos (o muçulmano), Catarina Marreiros (a jovem) e Eduardo Ramos, o músico silvense que, mais uma vez, se associa a este evento, onde também atua todos os anos», informa a autarquia.
«Creio que a imagem deste ano é muito poderosa e fará, por certo, trabalhar a imaginação de quem a vir, convidando a que possam estar em Silves, de 10 a 19 de agosto, na XV edição deste evento», diz Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves.

 

Colaboradores na sessão

André Boto residiu em Silves por longos anos e tem nesta cidade as suas origens. O seu currículo inclui inúmeras distinções entre as quais, as últimas, recebidas em 2016 e 2017, são:

• 2017 – Medalha de Prata no concurso MIFA – Moscow International Foto Awards 2017, Rússia

• 2016 – Master Qualified European Photographer – com fotografia de interiores

• 2016 – 3º Prémio no concurso “NYC4PA – Macro”, EUA

• 2016 – Vencedor da categoria de “Paisagem e Habitats” no concurso “AMBID 2016”

• 2016 – Menção Honrosa do concurso “Motif Collective – Shadows”

• 2016 – 6º Lugar no concurso “Night Photography & Light Painting”

• 2016 – Menção Honrosa no concurso “FAPA – Fine Art Photo Awards – Photomanipulation”

• 2016 – 2 Nomeações no concurso “Not Indoor Photography – 2016”

• 2016 – 2 Menções Honrosas e 5 Nomeações no concurso “La Grande Awards

• 2016 – 4 Nomeações no concurso “11th Black and White Spider Awards”

• 2016 – Nomeado/Finalista no concurso “1000 for 1 – New Eyes”

Anita Oliveira (do salão de cabeleireiro Anita, em Silves) realizou, também por mais um ano, a caracterização dos personagens – cabelo e make up -, com grande qualidade. Anita Oliveira formou-se na Alemanha e exerce a profissão há mais de 30 anos, realizando formações constantes, para aperfeiçoamento da técnica.

A sessão fotográfica decorreu na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, tendo a autarquia contacto com a colaboração, para esse efeito, do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS).

Veja Também

Pedro Chagas Freitas na Biblioteca de Silves

Pedro Chagas Freitas estará em Silves no dia 22 de junho, pelas 21h30, onde será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *