O evento gastronómico e cultural Mercado Fora d’ Horas tem a sua primeira sessão de 2018, dedicada às flores, no dia 13 de junho, no Mercado Municipal de Silves.
O Mercado Fora d’Horas é um evento gastronómico sobre cultura local, que ocorre no Mercado Municipal de Silves, e procura consciencializar das vantagens dos produtos locais, envolvendo a comunidade relacionada com o mercado. Teve origem num projeto de design comunitário o que favorece que a atmosfera do mercado transfigure-se numa noite promovida pela criatividade, onde se misturam valores tradicionais com contemporaneidade.
A proposta programática do Mercado Fora d’Horas concentra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural.
Conta com diferentes atividades:
Abertura do mercado à noite, mercado de produtores, apresentação de produtores e exposição temática, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com gastronomia, música e animação de rua.
No decorrer do evento misturam-se valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.
O foco da mensagem que pretende passar aos visitantes são as tradições alimentares, a convivialidade, a cultura local e os produtos de proximidade, apresentando o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço de convergência entre o rural e o urbano, o comunitário e o público local de celebração da alimentação algarvia.
O evento, que ocorre entre as 19h e as 24h, terá entrada livre.
Nesta 3ª edição do evento as noites temáticas são:
13 Junho 2018 – A Flor (Mercado de flores);
11 Julho 2018 – O Fruto (Universidade de verão da Inloco e manifestação de fooddesign);
08 Agosto 2018 – A Semente (Troca de sementes ).
Este evento é organizado pela Junta de Freguesia de Silves, com o apoio do Município de Silves, num projeto de Alexandra dos Santos Design, com o apoio da Câmara Municipal de Silves e outras entidades, incluindo o Terra Ruiva.
Programa Junho
19 » 24h
Mercado Noturno / Interior e em redor do Mercado
19,30h
Sessão de abertura
Entrada do Mercado frente ao rio
19.30 » 23.30h
Exposição e Encontro @Urban Sketchers Algarve
Mercado Interior
19.45
Música Laranjinhas Polo Silves
Entrada do Mercado frente ao rio
20 » 23h
Visualização de Filmes
Tema: sustentabilidade local
Peixaria 2
19.45 » 21.15h
Oficina infantil
Peixaria 1
Criação com flores Telma Ramires
20 » 20.30h
Empreender localmente
Antigo Talho
José Duarte Gamboa (Horta de São Bruno) mediado por Paula Bravo (Terra Ruiva)
20.30 » 21.00h
Oficina Suculentas
Antigo Talho
José Duarte Gamboa (Horta de São Bruno)
21.15 » 21.45h
Conversas sobre Cozinha Tradicional Algarvia
Tema: Flores na Cozinha Portuguesa
Antigo Talho
Catarina Oliveira (Ciip Cacela); KErstIn Botter (aromáticas); Ana Margarida Santos (Jasmim Em Flor)
21.30 » 22h
Oficina Orquideas
Frente Antigo Talho
Wingarden & Home
21 » 22h
Música FADO
Entrada do Mercado frente ao rio
TERESA VIOLA, Valentim Filipe, Tó Correia
21.30h
Mesa da convivialidade
Mercado exterior
Mediado por Paula Bravo ( Terra Ruiva)
20.30 » 22,30h
Animação de Rua
Indefinidos
21.45h
Saltar à fogueira
Mercado exterior Rua José Estevão
21.40h
Marchas populares
Amigos da Pedreira
21.30h
Massa Madre – Pão
Mercado interior centro
Luísa Soares Teixeira Balsa papilar – Salmoira
22,50h
Baile Folk Piajon
23h
Momento Gastronómico
Telmo Jacinto