Home / Sociedade / Cultura / Programação da Casa-Museu João de Deus destaca Fernando Pessoa e Maria da Luz Deus Ramos

Programação da Casa-Museu João de Deus destaca Fernando Pessoa e Maria da Luz Deus Ramos

A Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines,  prossegue com a sua programação regular durante o mês de junho apresentando, também, propostas no âmbito do 130.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa e do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, ilustre educadora, neta de João de Deus.

A dinamização de um ciclo comemorativo sobre Fernando Pessoa, será a primeira dessas iniciativas. O mesmo integrará diversas atividades a realizar no dia 16 de junho, onde se incluem uma leitura encenada da peça de teatro “O Marinheiro”, do escritor português, pelo Grupo de Teatro Penedo Grande; a abertura da exposição documental “Nós os de Orpheu” (que estará patente neste espaço até 26 de julho), pelas 17h30; e ainda o espetáculo de música e poesia “Parabéns Sr. Fernando”, por Afonso Dias, pelas 18h00, no Largo João de Deus.

Junho será, também, mês de homenagem a Maria da Luz de Deus Ramos, neta do poeta e pedagogo João de Deus, com a abertura da exposição “Maria da Luz de Deus Ramos 1 vida 1 obra – excertos biográficos”, no dia 27 de junho, pelas 16h30. Patente até ao dia 26 de julho, esta mostra pretende enaltecer e destacar esta personalidade ligada à região do Algarve, ao concelho de Silves e à freguesia de Messines – terra Natal do seu avô – destacando e relembrando o seu importante papel na criação dos lugares de memória do pedagogo (com destaque para o monumento escultório de Raúl Xavier, o Jardim Escola João de Deus e a Casa-Museu). Esta atividade integra as comemorações do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, referência no panorama nacional da educação pré-escolar.

De salientar que a Casa Museu prosseguirá, ainda, com a sua atividade regular de âmbito educativo, com a dinamização das seguintes atividades:
» Oficina de ilustração “Folhas Soltas” | dia 6, às 15h00, dirigida ao público infantil e juvenil
» Peddy Paper “Casa Museu uma casa com segredos” | dia 13, às 15h00, dirigida ao público infantil e juvenil
» “João de Deus ponto por ponto” | dias 5, 12 e 19, pelas 15h00, dirigido ao público sénior.
Promover o conhecimento sobre o homem e sobre a casa onde viveu a sua infância e juventude preservado a memória do poeta educador são os principais objetivos das atividades mencionadas.

Por último, e no âmbito da literatura e poesia, a ação “1 livro 1000 leituras – sessões de leitura em voz alta”, terá lugar nos dias 8 e 15 de junho, com a leitura de “Pedro Alecrim”, de António Mota e no dia 22 da obra “Estórias Abensonhadas”, de Mia Couto.

Esta atividade, dirigida ao público infantil e juvenil, tem início pelas 15h00 e insere-se no âmbito da promoção da leitura, familiarizando os jovens leitores com as obras sugeridas no Plano Nacional de Leitura.

Veja Também

Festas de Verão em São Marcos da Serra

Nos dias 14 e 15 de agosto realizam-se, em São Marcos da Serra, as Festas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *