Home / Sociedade / Cultura / Programação da Casa-Museu João de Deus destaca Fernando Pessoa e Maria da Luz Deus Ramos

Programação da Casa-Museu João de Deus destaca Fernando Pessoa e Maria da Luz Deus Ramos

A Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines,  prossegue com a sua programação regular durante o mês de junho apresentando, também, propostas no âmbito do 130.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa e do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, ilustre educadora, neta de João de Deus.

A dinamização de um ciclo comemorativo sobre Fernando Pessoa, será a primeira dessas iniciativas. O mesmo integrará diversas atividades a realizar no dia 16 de junho, onde se incluem uma leitura encenada da peça de teatro “O Marinheiro”, do escritor português, pelo Grupo de Teatro Penedo Grande; a abertura da exposição documental “Nós os de Orpheu” (que estará patente neste espaço até 26 de julho), pelas 17h30; e ainda o espetáculo de música e poesia “Parabéns Sr. Fernando”, por Afonso Dias, pelas 18h00, no Largo João de Deus.

Junho será, também, mês de homenagem a Maria da Luz de Deus Ramos, neta do poeta e pedagogo João de Deus, com a abertura da exposição “Maria da Luz de Deus Ramos 1 vida 1 obra – excertos biográficos”, no dia 27 de junho, pelas 16h30. Patente até ao dia 26 de julho, esta mostra pretende enaltecer e destacar esta personalidade ligada à região do Algarve, ao concelho de Silves e à freguesia de Messines – terra Natal do seu avô – destacando e relembrando o seu importante papel na criação dos lugares de memória do pedagogo (com destaque para o monumento escultório de Raúl Xavier, o Jardim Escola João de Deus e a Casa-Museu). Esta atividade integra as comemorações do centenário do nascimento de Maria da Luz de Deus Ramos, referência no panorama nacional da educação pré-escolar.

De salientar que a Casa Museu prosseguirá, ainda, com a sua atividade regular de âmbito educativo, com a dinamização das seguintes atividades:
» Oficina de ilustração “Folhas Soltas” | dia 6, às 15h00, dirigida ao público infantil e juvenil
» Peddy Paper “Casa Museu uma casa com segredos” | dia 13, às 15h00, dirigida ao público infantil e juvenil
» “João de Deus ponto por ponto” | dias 5, 12 e 19, pelas 15h00, dirigido ao público sénior.
Promover o conhecimento sobre o homem e sobre a casa onde viveu a sua infância e juventude preservado a memória do poeta educador são os principais objetivos das atividades mencionadas.

Por último, e no âmbito da literatura e poesia, a ação “1 livro 1000 leituras – sessões de leitura em voz alta”, terá lugar nos dias 8 e 15 de junho, com a leitura de “Pedro Alecrim”, de António Mota e no dia 22 da obra “Estórias Abensonhadas”, de Mia Couto.

Esta atividade, dirigida ao público infantil e juvenil, tem início pelas 15h00 e insere-se no âmbito da promoção da leitura, familiarizando os jovens leitores com as obras sugeridas no Plano Nacional de Leitura.

Veja Também

Antigo Celeiro no Algoz transformado no Centro Cultural d’Athaide Oliveira

A Associação Patrimonial do Algoz – APA inaugurou, no dia 5 de outubro, o novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *