O “Dia Mundial do Brincar” é assinalado em Silves com um programa que abrange as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo que irão passar o dia no Zoomarine. A estas crianças junta-se um grupo de seniores que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida.
A iniciativa, que decorre no dia 28 de maio, é organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ) e o Zoomarine.
Na sua informação, o Município de Silves adianta que “com os seus parceiros, entendeu que esta seria uma data determinante a destacar, dado que todas as crianças têm – embora muitos não o reconheçam – o direito ao lazer, o DIREITO A BRINCAR, a deixar fluir a sua imaginação, serem quem são e exprimirem-se da forma mais adequada, aliás, como está expresso na Convenção sobre os Direito das Crianças (CDC), adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990 (art.º 31.º n.º 1).
“Silves integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e a Associação Internacional desde 2010 e tem vindo a assumir uma forte aposta na Educação”, afirma Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves e salienta: “Para além das suas competências nesta área, criou vários espaços de educação não formal e informal e enriqueceu a oferta educativa, tendo vindo a manter intenso e profícuo diálogo com os diversos agentes educativos, públicos e privados, estabelecendo parcerias importantes para a sua consolidação como cidade educadora”.
Neste trabalho de aprofundamento de relações e de parcerias, destaca-se a estreita colaboração com CPCJ, nomeadamente na oferta de atividades pontuais extracurriculares aos alunos do concelho. Luís Santos, presidente da CPCJ também diz, a propósito deste evento: “Buscamos contribuir para a criação de uma imagem positiva da CPCJ junto da comunidade, em especial das crianças, pais, professores e educadores, a imagem de um agente que trabalha na prevenção e é bom e positivo na vida de uma criança ou jovem. A CPCJ trabalha em favor das crianças e suas famílias, apoiando-os e encorajando-os em momentos complicados, para que encontrem novos caminhos, mais positivos e felizes”.
O Município de Silves “agradece aos seus parceiros – a CPCJ eo Zoomarine – que desde a primeira hora se associaram a esta iniciativa, no esforço de criar mais um espaço de desenvolvimento de laços, de conhecimento e de alegria a todos os meninos e meninas do concelho, para que sabendo brincar, saibam viver melhor.”