Home / Economia & Emprego / Economia / ACRAL considera que o novo retail em Alcantarilha é “um erro”

ACRAL considera que o novo retail em Alcantarilha é “um erro”

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve considera que a criação de mais uma média superfície comercial no Algarve, designadamente o anunciado Conjunto Comercial Quintas do Rogel, em Alcantarilha  é “um erro económico” e “letra-morta para o turismo da região”.

“Mais um centro comercial não valoriza nem acrescenta nada à oferta turística existente – é, aliás contraproducente”, considera o presidente da ACRAL, recordando o impacto das grandes superfícies nos centros urbanos: “desertificação, degradação urbanística, perda de dinâmica social e cultural e a desvalorização da própria cidade enquanto polo de atração turística e de investimento”.

Segundo Álvaro Viegas, o Algarve precisa, justamente, do contrário: “temos é de reabilitar e animar os centros das nossas cidades, porque essa é a forma de mostrarmos o nosso património, a nossa cultura e modo de viver – a experiência que o turista realmente espera e deseja”.

Do ponto de vista económico, sustenta o dirigente associativo, esta decisão de investimento também não é prudente, uma vez que “ignora as condições do mercado”.

Para o presidente da ACRAL, o modelo de negócio dos centros comerciais “está esgotado – é um mercado maduro e saturado, não há lugar para mais”, conclui.

Recorde-se que no novo retail em Alcantarilha estão previstas 36 lojas, com uma área total de cerca de 16 mil m2.

Veja Também

PDR tem medidas que podem ser usadas por agricultores afetados por incêndios

O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR) tem previstas medidas destinadas ao apoio para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *