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Queixas sobre comércio eletrónico aumentaram 51%

O primeiro trimestre de 2018 e face ao período homólogo, o Portal da Queixa – a maior rede social de consumidores do país – registou um aumento na ordem dos 51% do número de reclamações relacionadas com o comércio eletrónico. Um aumento significativo que o Portal relaciona com o aumento na utilização da internet pelos portugueses para realização das suas compras.

“Hoje em dia, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas pelos portugueses, consequentemente, as experiências de consumo online aumentaram e, inevitavelmente, as reclamações também. No primeiro trimestre de 2018, registámos um aumento de 51% do número de reclamações relativas às compras online”, destaca Pedro Lourenço, CEO do PORTAL DA QUEIXA.

No entanto, o aumento das reclamações recebidas durante o período referido abrange diferentes setores de atividade, nomeadamente, Comércio Eletrónico, Correio Postal e Expresso, Comércio a Retalho, Serviços do Estado, Água, Eletricidade e Gás. As restantes reclamações subdividem-se pelas categorias de formação e educação, cultura e lazer, animais e serviços empresariais diversos.

De acordo com o fundador do Portal da Queixa, “existem inúmeros motivos para os portugueses reclamarem, mas na sua maioria estão relacionados com os atrasos nas entregas de encomendas, mau serviço prestado, como burlas ou esquemas fraudulentos online, entre outros.”

 

RECLAMAÇÕES NO PORTAL DA QUEIXA NO 1º TRIMESTRE DE 2018

  2017 2018 VAR
Reclamações recebidas 10.830 15.506 43%

 

 

CATEGORIAS POR SETOR DE ATIVIDADE – DADOS DO 1.º TRIMESTRE DE 2018

Principais categorias N.º reclamações recebidas  
Operadoras de tv, net e telefone 2.610 0%
Comércio Eletrónico 2.452 51%
Correio Postal e Expresso 2.119 159%
Comércio a Retalho 2.079 42%
Serviços do Estado 1.848 54%
Água, Electricidade e Gás 1.247 47%
Transportes Públicos de Passageiros 977 59%
Banca e Produtos Financeiros 631 89%
Seguros e Planos de Saúde 509 13%
Viagens e Turismo 449 60%
Venda e Reparação Automóvel 448 16%
Saúde 403 30%
Hiper e Supermercados 337 67%
Desporto e Bem-estar 218 80%
Restauração 193 86%

 

 

QUAIS AS MARCAS E ENTIDADES COM MAIS RECLAMAÇÕES?

Marca N.º reclamações recebidas
MEO 1.404
CTT 1.350
NOS 629
Segurança Social 573
Vodafone 374
Worten 343
EDP Comercial 315
Galp On 276
Endesa 229
CTT Expresso 188
EDP Distribuição 140
SEUR 134
eDreams 132
Nowo 131

 

ENTIDADES PÚBLICAS MAIS RECLAMADAS DE JAN A MAR DE 2018

Organismo N.º reclamações recebidas em 2017
Segurança Social 573
Centro Nacional de Pensões 179
Serviço Nacional de Saúde 173
ADSE 121
IMT 113
Autoridade Tributária e Aduaneira 92
Ministério da Educação e da Ciência 68
IRN – Instituto dos Registos e Notariado 68
SEF 57
Câmara Municipal de Lisboa 55
ADSE 37
Câmara Municipal do Porto 27

 

 

SOBRE O PORTAL DA QUEIXA

Portal da Queixa é uma startup tecnológica que nasce de um projeto inovador e pioneiro em Portugal. Lançado em 2009, em 8 anos de existência, já recebeu mais de 170.000 reclamações, apresentadas por uma comunidade de 215 mil utilizadores registados online. Hoje, assume-se como a maior rede social de consumidores do país e alcança uma posição de referência nacional, na internet, em matéria de consumo.

Atualmente, o Portal da Queixa é visitado por mais de meio milhão de portugueses, todos os meses, que procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, compararem marcas com base no Índice de Satisfação disponível ao consumidor.

Os portugueses reconhecem o serviço prestado como uma mais-valia por permitir apresentar uma reclamação em qualquer lugar, em apenas 3 passos e sem qualquer custo associado.

Portal da Queixa não intervém na relação dos consumidores com as marcas e, por isso, não efetua a mediação entre as partes, no entanto, assim que uma reclamação é validada, é enviada uma notificação por email para a marca visada, permitindo que seja dada oportunidade de resposta e de resolução.

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