Home / Concelho / Plano de Saúde do Barlavento define metas para Silves

Plano de Saúde do Barlavento define metas para Silves

As principais linhas de orientação do Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio 2017-2020 foram apresentadas numa sessão realizada em Silves, com as presenças de Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve, Leonor Bota, diretora do ACES Barlavento e Luísa Conduto Luís, vereadora da Câmara Municipal de Silves.
Este evento, aberto ao público em geral, deu a conhecer o documento estratégico para a saúde elaborado sob a coordenação da Unidade de Saúde Pública do ACES Barlavento e da ARS Algarve, em colaboração com os responsáveis de saúde primários e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, bem como com os municípios e as redes sociais dos Concelhos do Barlavento Algarvio, designadamente de Silves.
Na ocasião foi apresentado o referido Plano Local de Saúde que pretende dar resposta às principais necessidades e problemas identificados pelos vários parceiros, assim como as medidas a tomar, os eixos estratégicos a implementar até 2020, as metas para esse trabalho e outros aspetos.
De entre as principais necessidades de saúde da população do Barlavento Algarvio destacaram-se cinco objetivos: diminuir a morbi-mortalidade por doença mental; a morbi-mortalidade por diabetes mellitus; a prevalência de excesso de peso/obesidade; a morbi-mortalidade por doença cérebro-vascular.
Foi ainda definida a necessidade de aumentar a promoção da saúde oral e a prestação de cuidados de saúde oral nas unidades de saúde do Barlavento Algarvio.

Metas para o concelho de Silves
No que se refere a objetivos concretos de ação no Concelho de Silves, o Plano Local estabelece as seguintes:
– aumentar o número de consultas de medicina geral e familiar e de enfermagem
-apoiar e desenvolver o projeto Diabetes na Serra
– desenvolver um projeto de prevenção e controle do excesso de peso em meio escolar (UCC Rio Arade)
– aumentar a proporção de utentes com consulta de saúde oral
– promover a educação para a saúde

Reconhecendo a carência de meios humanos no Centro de Saúde de Silves e suas Extensões, o documento recomenda a colocação de mais profissionais destas áreas, apontando a necessidade de realizar também visitas ao domicílio, bem como a colocação de um profissional de nutrição/dietética.
Para 2018, está prevista a aquisição de cadeiras para tratamentos dentários para permitir a colocação de um higienista oral em Silves.
Para os municípios em geral recomenda-se que até 2020 tenham iniciativas viradas para o emprego protegido, para pessoas com necessidades de saúde especiais, e às empresas que promovam oportunidades para a realização de atividade física e de relaxamento nas suas sedes.

Veja Também

DECO informa: Como posso tornar o meu perfil do Facebook mais seguro?

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO “Como posso torna o meu perfil de Facebook mais seguro?” …

Um Comentário

  1. Sempre com ótimas matérias!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *