Home / Concelho / Câmara de Silves é a 13ª mais transparente do país e das que mais melhorou

Câmara de Silves é a 13ª mais transparente do país e das que mais melhorou

A Câmara Municipal de Silves é a 13ª mais transparente do país, com um Índice de Transparência Municipal de 81,18% segundo o ranking dos municípios ordenado pela organização não-governamental Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC).

Este resultado coloca Silves no 5º lugar do ranking dos “Municípios que mais subiram” em 2017.
É de referir que em 2016, a Câmara de Silves teve um índice de 45,74%, o que a colocou na 170ª posição. Um resultado fraco, mas ainda assim melhor do que o obtido em 2015, quando ficou na 255ª posição, com um índice de 25,5%.

O ranking da TIAC, que engloba os 308 municípios portugueses, é baseado na informação de interesse público que as autarquias disponibilizam nos seus sites.

São analisados 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

No ranking de 2017, a autarquia mais transparente do país, é a de Vila do Bispo, que partilha o 1º lugar com Alfândega da Fé. No que se refere às câmaras municipais do Algarve, a 2ª melhor colocada é Silves, em 13º lugar; seguida de Alcoutim, em 15º e Loulé, em 19º.
Ainda no Algarve, as piores posições são ocupadas pela Câmara de Faro, no 282º lugar; e Monchique, no 291º.

Todos os resultados podem ser vistos no site da TIAC.

Veja Também

Câmara de Silves adquiriu um Bio-Triturador industrial

A Câmara Municipal de Silves adquiriu um Bio Triturador de tamanho industrial, que servirá para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *