O município de Silves desce cinco posições no ranking nacional e duas no ranking regional no estudo anual divulgado pela Bloom Consulting Portugal City Brand.
No edição do ano passado, Silves estava na 71ª posição a nível nacional, ocupando agora a 76ª; enquanto no ranking regional estava na 7ª posição e passou agora para o 9º lugar.
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os resultados e posições dos municípios no Ranking resultam de um análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.
Segundo a análise feita pela empresa, na região do Algarve encontram-se três municípios no Top 25 nacional, uma posição de destaque que ocupam desde a primeira edição deste estudo (2014), “um pódio inalterado” liderado por Faro, Albufeira e Portimão. Todos eles subiram este ano as suas posições no ranking nacional, relativamente à edição passada.
Já no ranking regional, depois da 5ª posição, apenas Lagos (6º lugar) e Aljezur (10º lugar) mantêm as posições alcançadas na última edição. Silves cedeu o 7º lugar a Vila Real de Santo António, que consegue melhorar o seu desempenho em todas as dimensões, sendo ainda ultrapassada por Olhão que detém agora o 8º lugar da tabela. Vila do Bispo e Monchique conseguem uma subida de duas posições, relegando Lagoa e Castro Marim para 13º e 14º lugares respetivamente. No fundo da tabela, há uma troca direta entre Alcoutim e São Brás de Alportel.
Sobre Silves, o mesmo estudo mostra ainda que, comparativamente à edição anterior, desceu duas posições na categoria Negócios ( 8º para 10º); mantém a mesma posição na categoria Visitar (8º) e desce uma posição na categoria Viver ( 8º para 9º).
No que respeita à procura on-line, o tema mais procurado online sobre o município é o de “património histórico”.