Home / Sociedade / Lazer / Oficinas de Páscoa no Museu Municipal de Silves

Oficinas de Páscoa no Museu Municipal de Silves

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) irá dinamizar, de 2 a 6 de abril, a atividade “Oficinas Manhãs de Páscoa no Museu”.

Dirigida ao público infantil, dos 5 aos 10 anos, a iniciativa decorre das 10h00 às 12h00 e/ou das 14h00 às 16h00, no Museu e no Castelo de Silves, tendo como objetivo a ocupação dos mais novos neste período de férias escolares.

Como informa a autarquia: «Em cada um dos dias ocorrerá uma atividade diferente. A primeira delas, que se realiza no dia 2 de abril, será um jogo de pistas e decorrerá no interior do Castelo, onde, através de pistas contendo informações e enigmas sobre o monumento, os mais pequenos terão de encontrar diversos ovos de cores diferentes que permitem chegar até ao final do desafio.

No dia seguinte, e tendo como base a lenda das amendoeiras, os mais novos serão convidados a pintar ovos na ação “Vamos pintar ovos à Gilda”.

A oficina prevista para o dia 4 de abril incentivará os participantes a, através de diversas técnicas e materiais, criar e a decorar cestas de Páscoa, usando caixas de ovos.

As atividades prosseguirão no dia 5 de abril com um ateliê de olaria. Será “Um dia com o oleiro da Mouraria”, onde cada criança irá modelar a sua própria peça cerâmica, com recurso à argila e aos pigmentos que, na fase da pintura, lhe darão o colorido.

O último dia de atividades será dedicado ao Autorretrato como personagem da História. Apelando à criatividade do participante, o mesmo é colocado em frente de um espelho onde verá refletida a sua imagem, que previamente adornou com adereços que o fazem personificar diferentes figuras da nossa História que lhes serão devidamente apresentadas (pré-históricos, gladiadores, cruzados, reis, rainhas, príncipes, princesas, etc.). A partir da sua imagem, o participante desenhar-se-á assumindo as diferentes personagens através da utilização de vários materiais.»

Estas atividades, que decorrerão com um mínimo de 6 participantes e um máximo de 12, são gratuitas mas estão sujeitas a inscrição prévia, que deverá ser efetuada junto do Museu através do telefone 282 444 838 ou do endereço de correio eletrónico museu.municipal@cm-silves.pt.

Veja Também

Colóquio em Silves debate a “Convivência Cultural no Gharb Al-Andalus”

A “Convivência Cultural no Gharb Al-Andalus”, que refltete sobre “o comportamento das diferentes etnias e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *