Home / Sociedade / Cultura / Semana Cultural- Lugares da Globalização, também em Silves

Semana Cultural- Lugares da Globalização, também em Silves

De 16 a 24 de março, irá decorrer a Semana Cultural – Lugares de Globalização nos concelhos de Silves, Aljezur, Lagos, Monchique e Vila do Bispo, em volta do tema do turismo cultural.

Este evento resulta de uma parceria constituída pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste; a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Associação LAC – Laboratório de Atividades Criativas, além dos já referidos municípios.
“O projeto inspira-se no conteúdo da candidatura à Comissão Nacional da UNESCO, com o mesmo nome, submetida pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Direção Regional de Cultura e os Municípios do território alvo, o que permitiu a inscrição destes territórios na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial.
Estes lugares encontram-se repartidos por 5 países: Portugal – Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Monchique e Silves, no Algarve; Heroísmo e Vila do Porto, nos Açores e o Funchal na Madeira; Espanha – Ceuta; Cabo Verde; Marrocos; Mauritânia.”

Segundo a organização, “o turismo cultural é um produto turístico em ascensão e mudança, num processo claro de passagem da simples visitação e informação, para a promoção de experiências marcantes e memoráveis, oferecendo oportunidades de vivenciar o património, pelos visitantes e turistas, através de momentos fantásticos com património.
A Semana Cultural – Lugares de Globalização pretende, em torno deste tema, contribuir para afirmar o Algarve enquanto destino cultural, apostando na sua história comum, e desenvolver uma cultura de empreendedorismo pela afirmação dos seus valores culturais e patrimoniais.
Pretende ainda promover a reflexão entre património e turismo, assim como fomentar a diversificação das funções tradicionais do património e da cultura, de forma a promover a criação e o fortalecimento de atividades económicas inovadoras, criativas e complementares”.

Seminário “Lugares de Globalização”

A Semana Cultura abre com a realização do Seminário “Lugares de Globalização”, no dia 16 de março, em Lagos, o qual, “através do encontro de responsáveis de diversos “lugares” e sectores de atividade” proporciona o “primeiro momento público de reunião e partilha de perspetivas e informação, no sentido de envolver parceiros, somar parceiros e proporcionar o compromisso de cooperação necessária, para a afirmação nacional e internacional dos “Lugares de Globalização”.”
Os temas abordados, na 1ª parte, prendem-se com o contexto dos lugares de globalização e o seu fundamento histórico, analisando também o papel do Algarve na primeira globalização do Mundo.

Entre as várias intervenções, destaca-se a participação do professor e investigador silvense, Manuel Castelo Ramos, que irá abordar “A arquitetura algarvia na época dos Descobrimentos”.
Na 2ª parte do seminário, discute-se à volta do tema “Património Cultural e Turismo – Cooperação e Trabalho em Rede”.

O programa completo pode ser consultado, aqui:LG_Programa_Seminario_pt

 

PROGRAMA CONCELHIO

A Semana Cultural reparte as suas iniciativas pelos vários concelhos abrangidos pelo projeto, incluindo em Silves.
Aqui, haverá um programa técnico, com a realização de duas jornadas, sobre as novas tendências no Turismo Cultural, e um programa com atividades culturais.

Programa das Jornadas

19-03-2018 14:30 – Silves
Jornada I | Novas tendências no Turismo Cultural

Local: Museu Municipal de Arqueologia
Novas tendências no Turismo Cultural – Da visitação à promoção de experiências: construção de conteúdos

Reflexão sobre a importância de introduzir inovação na construção de conteúdos de suporte à visitação, interpretação do património e transmissão do património material e imaterial associado aos lugares. A importância do recurso a diversas manifestações artísticas: musica, canto, artes plásticas, dança, poesia, teatro performances. Apresentação de casos e orientações técnicas na construção de conteúdos para visitantes.

Projetos culturais e artísticos
Conteúdos, comunidades e turismo
Madalena Victorino
Coreógrafa, professora e programadora. Responsável pelo projeto Lavrar o Mar

Projeto CREATOUR
Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais
Alexandra Rodrigues Gonçalves
Diretora Regional de Cultura do Algarve

20-03-2018 14:30 – Silves
Jornada II – Novas tendências no Turismo Cultural
Local: Museu Municipal de Arqueologia

Novas tendências no Turismo Cultural- Novas tecnologias ao serviço dos equipamentos e serviços culturais
Troca de experiências sobre a associação de novas tecnologias à visitação e transmissão de conteúdos culturais.

O Museu envolvente. Interação e narrativa

Mário Vairinhos
Universidade de Aveiro

Orientações técnicas na construção de conteúdos para visitantes
Pedro Pereira
Diretor Geral da byAR

Novas tecnologias: Potencialidades para transmissão de conteúdos

Miguel Oliveira
Co-Fundador Edigma

(De referir que a 3ª e 4ª jornadas irão decorrer em Monchique).

As inscrições para participação nestas Jornadas devem ser feitas no site da organização: http://semanacultural-lugaresdeglobalizacao.pt/

Programa das Atividades Culturais em Silves

No que respeita às atividades culturais, inseridas nesta semana, destaca-se que de 16 a 23 de março, haverá a entrada gratuita nos monumentos e equipamentos culturais do concelho, a quem apresentar o passe que se encontra disponível no site da Semana Cultural.

No dia 19 de março, às 18h, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves haverá teatro “Sítios com História”, com Neusa Dias.
“Sítios com História” é um trabalho na área do teatro, composto por diferentes criações “site-specific”, em estreita relação com o património, suportado por uma cuidada investigação documental.
No Museu Municipal de Arqueologia de Silves os objetos e o dispositivo museológico são o ponto de partida para um jogo entre duas personagens, ao longo do qual se constrói um poema dramático que atravessa diferentes períodos e episódios da História e da Arqueologia de Silves.

No dia 20 de março, na Sé de Silves, às 21h30, haverá um concerto e performance audiovisual “Sonda- Sons Daqui III”, com Pedro Dias.

O projeto Os Sons Daqui III centra-se numa intervenção multimédia e “site specific”, que integra projeção, manipulação vídeo e um concerto de música com bases eletrónicas e sonoridades eletroacústicas. Um espetáculo singular, criado para o património monumental – a Sé de Silves. A criação é baseada numa abordagem experimental fundada na pesquisa do som e efeitos acústicos, no contexto e envolvência do lugar onde se realiza, no cruzamento com os caminhos da história, da memória e das leituras e dos valores atuais que lhe são atribuídos, através de recolha prévia de elementos, imagens e depoimentos locais. O espetáculo oferece ao público uma experiência única, que apela a um encontro com o Lugar, ou à sua descoberta, através das várias possibilidades que a sua interpretação nos oferece.

No dia 21 de março, haverá visitas acompanhadas com a figura de Diogo de Silves, às 10h, 12h30, 14h e 16h30, no Museu Municipal de Arqueologia.

Veja Também

Pedro Chagas Freitas na Biblioteca de Silves

Pedro Chagas Freitas estará em Silves no dia 22 de junho, pelas 21h30, onde será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *