Home / Sociedade / Cultura / José Alberto Quaresma junta Manuel Teixeira Gomes e João de Deus, em Messines

José Alberto Quaresma junta Manuel Teixeira Gomes e João de Deus, em Messines

No sábado, dia 10 de Março, às 15 horas, a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense recebe o Prof. José Alberto Quaresma para uma Conversa “João de Deus e Manuel Teixeira Gomes – Palavras cruzadas e cantadas”.
É uma iniciativa inserida nas Comemorações do 188º aniversário de João de Deus.
A entrada é livre.

José Alberto (de Oliveira) Quaresma nasceu em Portimão. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Prosseguiu estudos em História Moderna e Contemporânea, na Universidade de Paris- Sorbonne (Paris IV), com Pierre Chaunu e André Corvisier e em História das Mentalidades Religiosas, no Collège de France, com Jean Delumeau.
Foi docente do ensino secundário e formador de professores. Publicou artigos em revistas científicas e apresentou em vários fóruns comunicações sobre História, História das Mentalidades, Sociedade e Sistema Educativo.

Tem,como colunista, colaboração dispersa por vários periódicos, nomeadamente, O Independente, Público, Expresso, Correio da Manhã, Domingo Magazine.
Obteve o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989), pelo livro A Pose Extática (Afrontamento). Publicou Ecolalia, poesia (Vega) e, na mesma editora, Direito ao Erro – A Batalha da Educação em Portugal.

Foi autor de «Falta de Castigo – O Blogue da Educação e da Falta Dela», no semanário Expresso, entre 2008 e 2014.
Coordenou as Comemorações do 122º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes (1982-1983). Foi comissário para as Comemorações Nacionais dos 150 Anos de Manuel Teixeira Gomes (2010). É autor de Manuel Teixeira Gomes – Biografia (Imprensa Nacional – Casa da Moeda / Museu da Presidência da República

Veja Também

Noite de Fados Solidária em São Marcos da Serra

As fadistas Maria da Saudade e Judite Correia irão atuar na Noite de Fados Solidária …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *