Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Messines recebeu árvores do “Portugal de Lés-a-Lés”

Messines recebeu árvores do “Portugal de Lés-a-Lés”

A freguesia de S. Bartolomeu de Messines recebeu uma oferta de 100 sobreiros, 100 azinheiras, 100 pinheiros mansos, 50 choupos-brancos e 56 medronheiros, para ajudar a reflorestar as zonas atingidas pelos incêndios.

Estas árvores foram oferecidas no dia 22 de fevereiro, pela Federação de Motociclismo de Portugal, no âmbito da Campanha “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés”. O primeiro passo da campanha foi dado em Góis, que recebeu 400 castanheiros. A seguir, durante o mês de fevereiro, foram sendo distribuídas 2800 árvores, em áreas atingidas por incêndios florestais nos últimos anos, de Trás-os-Montes ao Algarve, de Boticas a Silves, sempre em concelhos que a última edição da prova de motociclismo Portugal de Lés-a-Lés Off Road atravessou, em setembro de 2017.
A entrega das árvores foi acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia. As espécies para cada região foram escolhidas com o apoio do biólogo Nuno Gomes Oliveira, numa parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em S. Bartolomeu de Messines, a entrega das árvores decorreu com a presença da presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do presidente da Junta de Freguesia, João Carlos Correia e do comandante da Proteção Civil municipal, Nelson Correia. Esta última oferta teve também o apoio do Moto Clube de Faro.

Veja Também

Convívio Motard, “Há Festa na Aldeia”, em Tunes

No dia 18 de agosto, “Há Festa na Aldeia”, um Convívio Motard organizado pelo Grupo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *