Home / Concelho / Silves vai fazer “A Maior Torta de Laranja”

Silves vai fazer “A Maior Torta de Laranja”

“A Maior Torta de Laranja”, com 10 metros de comprimento, vai ser construída e distribuída no domingo, dia 18 de fevereiro, na II Mostra Silves Capital da Laranja.

Este doce será feito a partir das 15h30, com laranjas de Silves, pelas mãos da conhecida e premiada doceira Encarnação Gonçalves, da Quinta dos Avós, localizada no Algoz.
Esta torta, com 10 metros de comprimento, será a primeira a ser feita neste evento, sendo desejo da organização que, na próxima edição da Mostra, se possa construir uma com dimensões para entrar no Guiness Book of Records, como a maior torta de Laranja do mundo.

Segundo a Câmara Municipal de Silves, que organiza esta Mostra, depois de montada, a torta será distribuída aos visitantes “que poderão, desse modo, degustar este petisco feito de modo tradicional e artesanal, com uma receita antiga e preservada por Encarnação Rodrigues no seu Salão de Chá, onde a doçaria tradicional algarvia é rainha, nomeadamente as receitas de origem conventual, as que recordam a passagem dos muçulmanos por este território e que têm como ingredientes principais as frutas da região: as amêndoas, os figos e as alfarrobas. Dom Rodrigos, morgados (entre os quais, o Morgado de Silves), queijos de figo, figos com amêndoa e tantos outros doces tradicionais fazem parte do espólio que a família Rodrigues e sobretudo Encarnação Rodrigues têm dado a conhecer e têm ajudado a preservar.

Aliás, esse esforço foi mesmo reconhecido com a participação em inúmeros programas de televisão e com a atribuição do prémio Aurum 2007 “Traditional European artisan Food”, atribuído pelo Conselho Europeu de Confrarias, na Grécia.”

Recorda-se que a II Mostra Silves Capital da Laranja decorre na Fissul, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro e que contará com várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.
O evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul. São media partners do evento: Jornal Barlavento, Terra Ruiva e Rua FM.

Veja Também

Depois de uma tarde muito dura, Silves prepara-se para uma noite de inquietação

As imagens do pânico que se viveu esta tarde no Enxerim, às portas de Silves, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *