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Apresentação da “Rota da Laranja” , na abertura da II Mostra Silves Capital da Laranja

A “Rota da Laranja”, projeto que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Silves irá ser apresentada no dia 16 de fevereiro, pelo empresário  Vítor Neto, na sessão de abertura da II Mostra Silves Capital da Laranja.

Vítor Neto, presidente da direção do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, presidente do Grupo Empresarial «Teófilo Fontainhas Neto» sediado em S. Bartolomeu de Messines, presidente da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa e secretário de Estado do Turismo nos XIII e XIV Governos Constitucionais entre novembro de 1997 e abril de 2002, autor do livro sobre Turismo «Portugal/Turismo-Relatório Urgente», abordará a importância de criar produtos deste tipo, quer para a dinamização do turismo, quer para a promoção territorial do concelho.

Segundo a autarquia, a Rota da Laranja será  “um produto complementar da marca Silves Capital da Laranja e procurará promover e valorizar a citricultura, desde a sua produção, à sua transformação e consumo, envolvendo as atividades paralelas, como a restauração e hotelaria, contribuindo para o desenvolvimento do município, através da proposta de usufruto de uma oferta turística sustentável.

Iniciando na produção em viveiro, passando pelos belos pomares e pela produção de sumo, sem deixar de apreciar o património, que embeleza e enriquece os trajetos, degustando os pratos ricos da nossa gastronomia para finalmente repousar numa das ofertas de alojamento espalhadas pelo concelho, a experiência Rota da Laranja levará o turista ao mundo rural, comprovando que Silves é a Capital da Laranja. Pretende-se criar uma dinâmica em rede que estimule a atividade económica do concelho e coloque Silves na rota dos turistas para lá dos locais já tipicamente visitados. O reconhecimento da elevada qualidade da Laranja de Silves, aliado às condições que os produtores detêm para acolhimento da procura turística, serão potenciados com a criação desta rota.

A Rota da Laranja colocará à disposição do turista sugestões de diferentes percursos de acordo com os gostos, meios de deslocação e mobilidade de cada um, assim como experiências com tempos de duração diferentes (uma manhã/tarde; um dia ou fim de semana), permitindo a descoberta e a aprendizagem num encontro com a história e as histórias e saberes populares. O turista poderá, após a conclusão do projeto, usufruir de uma forma autónoma de uma oferta turística agregada, abrangente de grande parte do território do concelho e focada num importante elemento identitário – a Laranja.”

Serão convidados a integrar este projeto os diferentes agentes ligados à produção, transformação, consumo, restauração e alojamento que apresentem serviços tendo como foco o produto Laranja.

Relembra-se que a II Mostra Silves Capital da Laranja, evento que procura precisamente a promoção da marca, do produto e produtores, será inaugurada no dia 16, às 10h30 e contará com várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais, bem como com diversos espetáculos musicais e animação de rua.
O evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul. São media partners do evento: Jornal Barlavento, Terra Ruiva e Rua FM.

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