Home / Sociedade / Educação / GNR e Microsoft assinalam Dia Europeu da Internet Segura

GNR e Microsoft assinalam Dia Europeu da Internet Segura

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Microsoft Portugal promovem, a partir de hoje ( 6 de fevereiro) e até sexta-feira, dia 9 de fevereiro, em todo o país, várias ações de sensibilização para as “boas práticas” da navegação online, no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura.

Sob o lema “Cria e partilha com responsabilidade: Uma internet melhor começa contigo”, este é o quinto ano que a GNR e a Microsoft em parceria, organizam uma campanha que terá como público alvo as crianças e jovens, os encarregados de educação, a população sénior e agentes educativos.

Em 2017, a GNR e a Microsoft sensibilizaram 75 mil alunos, em 130 escolas, fizeram 897 sessões de esclarecimento para estudantes e registaram 62 sessões para seniores, com o apoio de 850 voluntários.

Segundo a GNR, durante “o ano de 2017 foram registados 641 crimes informáticos, menos 370 do que no ano de 2016. Relativamente a outros crimes relacionados com o meio informático, como é o exemplo das 2293 burlas (menos 878) e das 70 extorsões (menos 28), pode-se constatar uma redução comparativamente ao ano transato.

Para 2018, o objetivo é chegar a mais de 90 mil alunos em 250 escolas, através da realização de 550 sessões, com o apoio de 1000 voluntários. Dada a crescente utilização da internet, por parte dos seniores, esperamos realizar 200 sessões com este público alvo.

As ações de sensibilização serão realizadas por militares e por voluntários da Microsoft Portugal, que irão abordar temas como o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência da internet.”

Os principais conselhos divulgados pela GNR são:

-Escolhe bem os conteúdos que publicas na internet;
– Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
– se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa. Não ameaces os outros;
– Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
– Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia o sucedido à tua família e amigos.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Orquestra Clássica do Sul atua em Silves

O Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, recebe no próximo dia 19 de maio, pelas 21h00, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *