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DECO faz balanço de reclamações de 2017: telecomunicações continuam a liderar

DECO faz balanço de reclamações recebidas em 2017:
405 mil consumidores portugueses recorreram à DECO para procurar informação e apoio para a resolução dos seus conflitos; 80% dos consumidores que recorreram aos serviços da DECO conseguiram ver o seu conflito resolvido. Dentro dos contactos de 405.000 consumidores, no âmbito dos processos de mediação, as reclamações em que se verificava a cobrança ilegítima de valores, com a intervenção da DECO, os consumidores conseguiram não pagar 1 milhão e 25 mil euros.

Relativamente aos setores mais reclamados, destacamos os principais problemas:

TELECOMUNICAÇÕES – O aumento ilegal dos preços, a oferta de serviços não solicitados são um claro desrespeito dos interesses e direitos dos consumidores. A oferta de serviços não solicitados, e pagos pelo consumidor, além de ser uma prática comercial desleal, representa mais um exemplo da postura das operadoras.
COMPRA E VENDA-  A falta de entrega ou atraso dos produtos, a recusa de cancelamento da compra dentro do período de reflexão e a ausência de reembolso nas vendas pela internet continuam a ser muito reclamadas pelos consumidores.
ENERGIA E ÁGUA – Falta de envio de faturação, dupla faturação, cobrança de consumos prescritos e os problemas decorrentes da mudança de comercializador e das vendas porta a porta configuram as práticas reiteradas das empresas.

Telecomunicações • 42.339
Compra e venda • 26.194
Energia e água • 20.756
Serviços financeiros • 21.670

SERVIÇOS FINANCEIROS O crédito e os seguros associados ao crédito continuam a motivar denúncias dos consumidores. As comissões bancárias, cada vez em maior número e de valores mais elevados, levaram a DECO a reiterar a reivindicação de se eliminarem as comissões sem serviço.

Em 2017 os portugueses reclamaram mais de transportes: Os transportes públicos coletivos duplicaram o número de reclamações recebidas pela DECO. Cerca 3 mil Portugueses denunciaram, inclusivamente na nossa plataforma queixasdostransportes.pt, os atrasos, cancelamentos, supressão e alteração de percursos e horários dos transportes em todo o País.
No transporte aéreo, o caso RYANAIR merece especial referência. Em Setembro, milhares de passageiros viram o seu voo cancelado. A DECO, representando os consumidores junto desta operadora, conseguiu que recebessem a devida indemnização, num total de 35 mil euros.

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