Home / Vida / Psicologia / Um novo capítulo no Livro da Vida…

Um novo capítulo no Livro da Vida…

Com a chegada do Novo Ano, o Livro da Vida que vamos escrevendo em cada ano, inicia um novo capítulo cheio de páginas em branco. Um novo início, um novo recomeço. Tudo é colocado nas nossas mãos, para que em cada página em branco possamos escrever o que quisermos. Quando cada ano começa ele é todo nosso, a maioria das coisas vão depender das nossas atitudes, decisões e opções. Abriu-se a primeira página!

Hoje dia 1 de janeiro, à hora a que partilho com os leitores estes pensamentos, já não podemos escrever mais nada, já não podemos alterar nada, pois agora 2017 já é mais um capítulo escrito e concluído. Um dia ele será lido, com todos os detalhes, poderá fazer-nos sorrir ou fazer-nos chorar, faz parte da nossa história, mas é passado…já passou.

Portanto, agora que 2017 terminou, é tempo de reflexão, é tempo de lermos cada capítulo do livro que escrevemos até agora, ler com detalhe. Fazer o exercício de lermos para nós próprios, leva-nos numa viagem interna a apreciar as páginas da nossa vida até ai. Aquelas em que demos o nosso melhor, em que conhecemos pessoas maravilhosas, em que nos divertimos fazendo o que mais gostámos, em que aprendemos, em que partilhámos, em que demos sem esperar em troca, em que nos desafiamos e fomos mais longe. Devemos ler também as páginas que gostaríamos que não fizessem parte do nosso livro, aquelas que gostaríamos nunca ter escrito, e pensar no que aprendemos com elas, pois também um dia fizeram parte da nossa vida, são as pedras no caminho, com as quais no fim poderemos ”…construir um castelo” como dizia o poeta. Ainda que tenhamos páginas difíceis, com acontecimentos que causaram dor, ou sentidos como injustos, sejam de saúde, relacionamentos, de vida em geral, à meia-noite do último dia de 2017 foi hora de colocar o ponto final na última página desse capítulo.

Agora é hora de Agradecer e Perdoar! Só assim ficamos em paz e seguimos em frente. A melhor forma de começar de novo, é começar por dentro de nós próprios.

Quando começarmos a escrever a primeira página do novo capítulo que nos foi entregue para 2018, vamos poder escolher o que queremos que seja escrito nessas novas páginas e podemos sempre repetir as boas coisas e evitar reescrever as menos boas. Teremos à nossa disposição diferentes tipos de canetas, lápis, pinceis, … mas a mão que os agarra é a nossa e é ela que decide em última instância o que quer ou não escrever ou pintar, que cores quer usar. Por vezes o destino escolhido tem um caminho árduo e difícil, mas quando se acredita, a viagem é de aprendizagem e crescimento. A chegada é vivida com a intensidade da paixão pela conquista daquilo em que acreditamos.

2018, um novo capítulo, muitas páginas em branco, tudo de novo e como desejarmos.
Desafie-se a si próprio(a). Inicie com um primeiro desejo ou sonho que queira concretizar: “Este ano VOU FAZER…” Assumir o compromisso connosco próprios em primeiro lugar! Se queremos um ano iluminado temos de ser nós a fazer brilhar o sol. A passagem da meia-noite, a entrada do novo ano, não transforma o nosso futuro se não lutarmos por ele; é preciso abandonar os medos e encarar novos desafios; não perder a capacidade de sonhar, mas ter a coragem de largar velhos hábitos e arriscar novos voos e ousar; se o coração deseja mudança, se quer pintar de outra cor páginas menos boas de capítulos anteriores, assuma os erros, ganhe coragem e reconstrua com melhores pilares e melhores cores o que quer de novo na sua vida; se deseja um novo tempo faça acontecer… na sua vida, na sua comunidade, no seu país, no nosso mundo!
Que em 2018 consigam escrever um dos melhores capítulos do livro da vossa vida, que seja um ano iluminado e pintem cada dia numa palete de cores variada e colorida!

FELIZ 2018 a todos!

Quem não perde a capacidade de sonhar, tem a capacidade de concretizar!

Veja Também

Cerca de 200 pais Natal desfilaram em Armação de Pêra

Cerca de 200 “pais Natal” participaram no 7º Passeio de Pais Natal que se realizou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *