Home / Sociedade / Educação / Projeto SHIP na Secundária de Silves, para integrar alunos estrangeiros

Projeto SHIP na Secundária de Silves, para integrar alunos estrangeiros

O Agrupamento de Escolas de Silves encontra-se a desenvolver um projecto Erasmus+ denominado “Projeto SHIP” (Project Scholl & Home Involvement Participation) que tem como principal objetivo promover a integração de alunos estrangeiros e respetivas famílias na escola, em particular, e na comunidade, em geral.

Este projeto tem como parceiros Organizações Não Governamentais da Bélgica, Itália, França e Noruega.
A primeira fase do projeto consistiu numa formação, de 18 a 22 de setembro de 2017, que teve lugar em Oslo (Noruega) para sete professores do Agrupamento de Escolas de Silves. A formação baseou-se numa troca de experiências entre parceiros bastante proveitosa, relativamente à forma como esses países integram os migrantes nas comunidades locais, no sentido de combater o abandono escolar precoce das crianças nestas situações, através da participação ativa das famílias na vida escolar e na sociedade. Esta experiência permitiu perceber que, apesar das boas práticas apresentadas pelo Agrupamento de Escolas de Silves, há muitas iniciativas que podem ser levadas a cabo para que estas famílias possam ter uma integração eficaz e harmoniosa na comunidade escolar e local.

Reunião do projeto SHIP

Os docentes responsáveis pela aplicação do projeto, já numa segunda fase, têm vindo a dinamizar no Agrupamento algumas atividades que envolvem alunos e respetivas famílias, de acordo com critérios inicialmente definidos, sendo que essas iniciativas se iniciaram na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, mas o objetivo é generalizar as boas práticas ao Agrupamento. Após contacto prévio com diretores de turma, alunos e encarregados de educação, realizou-se no dia 29 de novembro uma sessão para apresentação e explicitação dos objetivos do “Projeto SHIP”. O grupo interveniente foi bastante recetivo, cooperante, demonstrando agrado pela originalidade e pertinência da iniciativa.

No decorrer do presente ano letivo, estão planeadas outras sessões onde se espera ainda um maior número de famílias para a concretização de outras atividades que visam reforçar a relação entre estas e o Agrupamento.

 

Texto e Foto de Nuno Garção

Veja Também

Gala Sénior em Messines

A 2ª Edição da Gala Sénior de Natal terá lugar no dia 15 de dezembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *