Home / Concelho / Plano de Contingência em “fase laranja” alarga horário do Centro de Saúde de Silves

Plano de Contingência em “fase laranja” alarga horário do Centro de Saúde de Silves

O Centro de Saúde de Silves está a funcionar com o reforço de recursos humanos e alargamento do horário de atendimento, para “garantir a prestação de cuidados de saúde à população nos casos de doença aguda como gripe e infeções respiratórias”.
De acordo com a ARS Algarve, o Centro de Saúde de Silves – Consulta de Recurso do Dia – está a funcionar todos os dias, das 8h às 20h, com alargamento até às 22h, quando e se necessário.

Esta medida foi tomada no âmbito do Plano de Contingência Sazonal – Inverno de 2018 que foi ativado pela Administração Regional de Saúde do Algarve e que está agora na “fase laranja”. Muitos centros de saúde estão por isso a funcionar com horários alargados e com reforço de assistência médica.
No mesmo âmbito, foram já ativadas mais 22 camas nas unidades de Faro e Portimão e estão a ser preparadas mais 27.

“Todas as unidades de saúde da região, quer as urgências hospitalares do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), quer os Centros de Saúde, estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento da afluência de utentes aos seus serviços”, afirma a ARS Algarve.
“A nível hospitalar o CHUA procedeu ao reforço de profissionais nas urgências, das 40 camas acionadas no âmbito do plano de contingência da gripe, 20 já estão a ser utilizadas para receber doentes em caso de necessidade.
Mais se informa que a afluência de utentes aos serviços de cuidados de saúde primários está a ser monitorizada diariamente pelos ACeS, sendo que os horários dos Centros de Saúde, nomeadamente da Consulta aberta (Consulta do Recurso do Dia), serão adaptados a um eventual aumento de número de utentes.
A ARS Algarve recomenda que no caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar, em primeiro lugar o centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.”

Veja Também

Tunes vai voltar a ter multibanco

Tunes vai voltar a ter uma caixa multibanco, que ficará instalada no edifício da Junta …

Um Comentário

  1. Parabéns ótima matéria!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *