Home / Sociedade / Cultura / Passos Silva, pintor do Algoz

Passos Silva, pintor do Algoz

A entrada do Museu, com algumas das obras de Passos Silva

A exposição de pintura “Outono”, de José Bernardino Passos Silva, era, no dia da nossa reportagem, o destaque da programação cultural do Museu Rural da Quinta dos Avós.
Um conjunto de obras, que em quadros da vida diária, mostram também um “Algarve como era antigamente”, nas palavras do autor. Além de várias pinturas com motivos do Algoz, terra natal de Passos Silva, esta exposição foca-se essencialmente numa fase da vida humana, a chamada terceira idade. E por aqui, nas paredes, expõem-se a velhota à janela, com o seu gato; os homens jogando damas; o baile; ou o casal idoso em consulta ao médico, denunciando na sua postura todo o respeito e humildade… Há uma candura e uma sensibilidade na sua pintura que nos leva a pensar que estamos também por ali, ou que em algum ponto da nossa vida já vimos aquelas cenas, ou recordamos aquelas pessoas…

Passos Silva

Nascido em 1948, Passos Silva começou a pintar quando se reformou da sua atividade de empregado bancário. Podendo dispor do seu tempo voltou a um gosto que tinha desde menino, “gostava de desenhar”.., e começou a dedicar-se à técnica de óleo sobre tela. Autodidata na pintura diz que tem aprendido com a experiência que vai ganhando, através de livros que lê e de exposições que visita.

Explica que além deste tipo de pintura, executa outros géneros, como pinturas surrealistas e obras dedicadas a Faro, cidade onde tem habitado. Atualmente, reparte a sua vida entre a capital algarvia e o Algoz e tem um desejo: a de dar a conhecer o seu trabalho no seu concelho de origem.

O que, pensamos, seria de toda a justiça.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

José Cid em Silves

José Cid estará em Silves para uma atuação no Teatro Mascarenhas Gregório, no dia 27 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *