Home / Sociedade / Cultura / Grupo de Teatro Sénior de Silves, Entre o passado, o presente e muita coragem

Grupo de Teatro Sénior de Silves, Entre o passado, o presente e muita coragem

São 30 os elementos do Grupo de Teatro Sénior do Polo de Silves que se mostram em palco, com um misto de receio, alegria e coragem.
Amadores mas com orgulho no que fazem, assumindo os seus pontos fortes e fracos, colocaram em palco um espetáculo de duas horas, repleto de música, riso e nostalgia.

“O Passado e o Presente” é o título do espetáculo encenado por este Grupo, criado no âmbito de um projeto de Teatro Sénior desenvolvido pela Câmara Municipal de Silves nos Polos de Educação ao Longo da Vida.
Um projeto que tem um princípio: “incluir toda a gente” independentemente da “idade” ou do “jeito”. Encontrados naturalmente os atores, foi a altura dos membros do grupo desenvolverem a ideia para o espetáculo, criarem os textos, encenarem a peça, ensaiarem-na e representá-la.
Nos dois espetáculos realizados em Silves, no Teatro Mascarenhas Gregório, a afluência de público foi tão grande “ que tivemos de fechar as portas, ficaram pessoas na rua”, diz Eduardo Silva, o coordenador do Grupo.

Eduardo Silva apresentando o espetáculo

A conversa decorre na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, em S. Bartolomeu de Messines, no dia anterior àquele que seria o primeiro espetáculo do Grupo fora da cidade. Há entusiasmo e algum nervosismo espalhados pela grande sala. É necessário afinar alguns pormenores, nomeadamente saber onde colocar os adereços no palco, verificar as luzes, escolher o local para o videoprojector e tentar encontrar uma forma de acomodar os 30 elementos do grupo num espaço exíguo, onde terão de fazer várias mudas de roupa e permanecer à espera do seu momento para entrar em palco.

 

 

“Cá nos havemos de arranjar”, dizem. E efetivamente foi o que o público verificou no dia seguinte, no decorrer de um espetáculo que se organiza em várias cenas, com quadros que abordam temas como o namoro, as relações entre avós e netos, os pregões, a emigração, a escola e muitos outros, intercalados com momentos musicais.
A muitos dos elementos deste grupo nunca lhes tinha passado pela cabeça vir a fazer teatro, pisar um palco, encontrar coragem para atuar perante outras pessoas. Mas, agora desejam continuar e começam já a pensar em encenar outro espetáculo. Alguns dos atores que inicialmente estavam mais “envergonhados” sentem-se até capazes de “falar um bocado mais”.
“Isto é muito bom para combater o isolamento”, diz Eduardo Silva, apontando uma importante mais-valia a este projeto. Pessoas que vivem mais ou menos sós têm um projeto, uma ocupação, “uma responsabilidade”. O convívio e o riso partilhado, tão evidente na cumplicidade que se vê na cena da escola com que o espetáculo encerra, são razões de sobra para que o Grupo deseje continuar.

A primeira saída do Grupo Sénior do Polo de Silves teve casa cheia e público que apreciou bastante o espetáculo. Para o próximo ano um novo trabalho estará em cena.

 

Nomes dos atores:
António Pereira, Artemísia Duarte, Beatriz Flausino, Carminda Neves, Célia Silva, Custódia Rio, Eduardo Silva, Fernanda Martins, Georgina Domingos, Gregória Albano, Helena Santos, Inácia Ramos, Ivone Pereira, Joaquim Cabrita, José Marques, José Manuel Martins, Lúcia Martins, Lucília Reis, Lucília Torres, Lurdes Correia, Lurdes Martins, Lurdes Pacheco, Maria José Reis, Maria da Luz Águas, Maria Rosa Nascimento, Margarida Silva, Noémia Claudino, Odete Correia, Perpétua Marques, Piedade Correia

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Programação da Biblioteca Municipal até ao final de janeiro

A Biblioteca Municipal de Silves oferece aos seus leitores várias atividades, até ao final do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *