Municípios do Algarve encomendam Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

Até ao final de 2018, o Algarve deverá conhecer um plano de adaptação às alterações climáticas que irão afetar a região.
O referido plano – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas – irá ser elaborado por um grupo de investigadores, liderado por Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, juntando universitários, autarcas e técnicos de instituições públicas, e deverá conter um plano com medidas concretas para o Algarve.

A iniciativa de encomendar este estudo partiu da AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, que reúne os 16 concelhos algarvios, e irá envolver um investimento superior a 470 mil euros, verba financiada em 85% pelo Fundo de Coesão, através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, e em 15% pelos municípios.

Para os autarcas algarvios é claro que o clima está a mudar e torna-se necessário pensar num conjunto de medidas que contribuam para minimizar os impactos das alterações climáticas em vários sectores, desde o turismo à agricultura e recursos hídricos, até aos riscos de uma subida do nível da água nas zonas costeiras e a ocorrência cada vez mais frequente de fenómenos climatéricos extremos.
Outro dos problemas preocupantes que é necessário equacionar com a alteração climática é a ocorrência de doenças, nomeadamente as transmitidas por mosquitos, que tendem a aumentar quando o clima muda.

Veja Também

Concerto comemora o 23º aniversário da elevação a Vila de Pêra

Para comemorar o 23º Aniversário da Elevação a Vila de Pêra, irá ter lugar o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *