Está a decorrer a segunda edição do concurso Rising Store que visa dar a oportunidade a todos os empreendedores portugueses com ideias na área do retalho de desenvolverem o seu negócio num dos 16 centros comerciais Sonae Sierra abrangidos pela iniciativa, onde o AlgarveShopping se inclui.
Serão selecionados até oito projetos vencedores que irão beneficiar da oferta de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses sem custos mensais e a possibilidade de renovação por mais seis em condições especiais.
A iniciativa conta com o apoio institucional da ANJE e o objetivo é apurar oito projetos vencedores que irão ser testados numa loja ou num quiosque. A Sonae Sierra conta ainda com o apoio da agência Young & Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do Shark Tank, entre outros representantes que integram o júri, para selecionar as melhores ideias e dar apoio no desenvolvimento do Plano de Negócio do projeto, nomeadamente, nas áreas de Marketing, Comercial e Financeira.
As candidaturas decorrem entre 15 de outubro e 15 de dezembro, os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2018 e a abertura das lojas ou espaços comerciais deverá ocorrer até 9 meses após o anúncio dos vencedores.
Nesta edição vão ser valorizados os novos conceitos de retalho que promovam junto dos visitantes mudanças comportamentais positivas e que incentivem a adoção de um estilo de vida mais sustentável. Assim, caso um dos projetos vencedores contemple uma oferta de produtos ou serviços acessíveis ao consumidor, caraterizados pela sua vertente ecológica e de bem-estar pessoal, assentes em requisitos como a transparência, preocupação com o meio ambiente (através da poupança de recursos e da sua utilização de forma racional) e preocupação social (através do apoio a empresas e comunidades locais) poderá beneficiar, adicionalmente ao prémio, da oferta da campanha de comunicação de abertura do espaço.
Na primeira edição do concurso Rising Store, a Sonae Sierra recebeu um total de 110 candidaturas, das quais elegeu cinco projetos vencedores. Destes, três mantêm atualmente, de forma permanente, o seu espaço nos centros comerciais ArrábidaShopping, Centro Colombo e GaiaShopping e um outro num formato mais sazonal.
Regulamento do concurso:
Os candidatos ao Rising Store podem apresentar-se de forma individual ou coletiva.
As candidaturas deverão ser submetidas eletronicamente através do preenchimento do formulário disponível no site www.risingstore.pt até 15 de dezembro. Em caso de empate será dada preferência a licenciados há menos de três anos, ou com idade inferior a 35 anos ou em situação de desemprego.
O júri analisará as candidaturas recebidas com base no caráter inovador e originalidade da ideia, na sua relevância estratégica para integrar a oferta comercial dos Centros da Sonae Sierra, na aplicabilidade do projeto, no seu potencial de negócio e qualidade da apresentação.
Em fevereiro, serão anunciados os vencedores, seguindo-se a fase de incubação dos projetos com vista à abertura das lojas ou espaços comerciais a partir de março de 2018.
O AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, Estação Viana, GaiaShopping, GuimarãeShopping, LeiriaShopping, LoureShopping, MadeiraShopinng, MaiaShopping, NorteShopping, Parque Atlântico, ViaCatarina e o 8ª Avenida serão os Centros disponíveis para acolher os projetos vencedores.
O júri do concurso é composto por representantes da Sonae Sierra das áreas de Gestão de Ativos, Gestão e Comercialização de Centros Comerciais e da área de Marketing e Inovação, um representante da Young & Rubicam, do INV, da ANJE e o Produtor Executivo do Programa Shark Tank.
Mais informações e consulta do Regulamento em htpp://www.risingstore.pt.