Home / Sociedade / Educação / “A Viagem de Peludim” é tema de palestra educativa

“A Viagem de Peludim” é tema de palestra educativa

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da educação sexual desde o ensino pré-escolar, bem como para a necessidade de prevenção de riscos associados à violência sexual e de género, terá lugar, no próximo dia 20 de outubro, na Biblioteca Municipal de Silves, pelas 21h30, uma palestra de apresentação do projeto “A Viagem de Peludim”.

Com a presença de Vânia Beliz, uma das autoras da história de Peludim, a iniciativa é organizada pela Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ) com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Ao longo da sessão serão problematizadas questões associadas ao desenvolvimento das crianças e da sua sexualidade, nomeadamente como pode este conceito condicionar a sua felicidade e como abordar determinados temas com os mais novos, apoiando-os na sua descoberta de forma adequada e saudável.

“A Viagem de Peludim”, desenvolvido por Vânia Beliz e Sara Rodi, é um projeto que aposta na clareza da informação e que visa apoiar quem educa na tarefa que é falar de sexualidade com os filhos mais pequenos, já que se dirige a crianças do pré-escolar e primeiro ciclo e pretende, de forma lúdica, esclarecer os mais novos sobre o seu corpo, as suas transformações, a conceção e o nascimento, abordando também as temáticas da igualdade de género, do respeito pela diferença e da prevenção da violência sexual.

Classificado pelo Instituto de Apoio à Criança como «uma excelente ferramenta para abordar questões da Educação Sexual nas Escolas e até em contexto familiar» e como «uma viagem muito simpática que nos prende a atenção numa leitura fácil e cativante. Este livro leva-nos de forma simples a olhar com naturalidade a nossa sexualidade, mas também a perceber que as coisas complexas podem ser explicadas de forma simples e que as coisas simples traduzem por vezes a complexidade que temos de conhecer e entender», por Jorge Ascensão, da Confederação Nacional das Associação de Pais no Prefácio de um livro do Pediatra Mário Cordeiro, “A Viagem de Peludim” vem até Silves, sendo esta sessão aberta a todos os interessados.

SOBRE VÂNIA BELIZ

VÂNIA BELIZ é psicóloga clinica e da saúde, mestre em sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, doutoranda em estudos da criança na especialidade de saúde infantil, pela Universidade do Minho. Em 2010 escreve o primeiro livro na área da sexualidade feminina, Ponto Quê? (Objectiva). Entre 2011 e 2014, a convite do programa Curto Circuito da Sic Radical, dá início a uma rúbrica quinzenal para jovens abordando diversos temas na área da sexualidade. Na imprensa colaborou como cronista com as publicações Sábado, PLAYBOY, Jornal Universitário MU, e PÚBLICO Online, publicando inúmeros artigos na área da sexualidade.

Participa com frequência em vários programas de televisão e colabora com várias revistas nacionais. Integrou vários projetos na área social, educação sexual e no apoio às escolas no âmbito dos Programas de Educação para a Saúde, PES. Participa com frequência como oradora em vários eventos científicos, tendo inúmeras comunicações públicas em áreas como: Sexualidade Feminina, Sexualidade e Envelhecimento, Sexualidade na Deficiência, ou Educação Sexual. Coautora do livro A viagem de Peludim (Marcador) projeto de educação sexual para o pré- escolar e primeiro ciclo (www.peludim.com) Responsável pelo projeto nacional de esclarecimento em sexualidade para jovens CONTROL TALK.

Veja Também

Manuel Neto dos Santos apresenta novo livro em Alcantarilha

Manuel Neto dos Santos, poeta, natural de Alcantarilha, apresenta no dia 20 de janeiro, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *