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Oficina sobre Literacia Emergente

A Biblioteca Municipal de Silves  irá promover nos dias 20 e 21 de outubro, uma oficina de sensibilização sobre Literacia Emergente.

A iniciativa integra a Oferta Educativa do Município e dirige-se a educadores (as) do concelho de Silves.

«Sensibilizar e capacitar os educadores (as) para a importância da implementação de intervenções intencionais que permitam desenvolver, nas crianças de 4 e 5 anos, as competências facilitadoras da futura aprendizagem da leitura e da escrita e motivar para a leitura são os principais objetivos desta iniciativa, que terá a mediação de Ana Paiva e Maria José Mackaaij.

A oficina terá lugar em horário pós-laboral de acordo com o seguinte agendamento: dia 20, das 18h00 às 20h00 e dia 21, das 10h00 às 12h30h e das 14h00 às 17h30.»

Com um número mínimo de 10 participantes, as inscrições são gratuitas e decorrem até dia 18 de outubro, devendo ser efetuadas através do email biblioteca@cm-silves.pt com a indicação de nome do(a) educador(a), nome da instituição a que pertence, número de anos em exercício e idade das crianças com as quais se encontra a trabalhar no presente ano letivo.

O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico anteriormente referido são os contactos da Biblioteca para o fornecimento de informações adicionais sobre esta oficina.

+ sobre a Oficina

A oficina baseia-se em resultados recentes da investigação, que mostram que a aprendizagem da leitura e da escrita tem início muito antes do processo formal de alfabetização, ou seja, em idade pré-escolar. Nesta fase, as crianças vão construindo conhecimentos diversos sobre a linguagem escrita, desenvolvendo assim as competências que são facilitadoras da aprendizagem inicial da leitura e da escrita.

Dado que o jardim-de-infância, juntamente com a família, é um dos mais importantes contextos onde as crianças em idade pré-escolar se inserem e que oferece oportunidades significativas de aprendizagem, é importante que os educadores desenvolvam atividades de forma intencional e sistemática com o objetivo de promover aquelas competências.

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