Para o mês de outubro, 525 iniciativas culturais no Algarve

O programa cultural «365 Algarve» regressa no mês de outubro, com uma 2.ª edição que promete “diversificar a oferta cultural da região, numa ligação entre a tradição e a contemporaneidade”.

Estão previstas 525 iniciativas culturais em todo o território algarvio, entre festivais, exposições, animação de património, cinema, teatro, circo contemporâneo, música e gastronomia.

 

Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, nasceu a 15 de outubro em Tavira. Para comemorar, estão previstas várias iniciativas incluindo a exposição de pintura Sonhos Incompletos, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão, patente de 1 de outubro a 30 de novembro; a Exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos (de 3 de outubro a 30 de novembro); a Exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, na Tavira D’Artes; e a Exposição Documental, no Clube de Tavira.

 

Com o objetivo de levar o mundo de Álvaro de Campos a mais pessoas, será possível ver uma Exposição Virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira; sessões de Poesia Online no site do Jornal Postal do Algarve; e de Poesia e Música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de outubro). A Arte Associação irá promover uma emissão na rádio Gilão 94.8 FM emitida até 15 de outubro.

 

As comemorações ficam ainda marcadas por experiências únicas, como as Noites de Vinhos e Poesia no Restaurante Álvaro de Campos (nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro); e A Voz da Sereia – Café Filosófico com Maria João Neves, na Casa Álvaro de Campos (no dia 27). A homenagem a um dos poetas portugueses mais emblemáticos faz-se ainda através de espetáculos musicais: Música Coral Tradicional Portuguesa «Pérolas do Gilão cantam Fernando Pessoa» no dia 8 de outubro, na Igreja da Misericórdia; o Recital de Piano e Poesia na Igreja da Misericórdia (15 de outubro); o Concerto de Jazz com Tammy Weis, Carlos Barretto e António Pinto, no Clube de Tavira (20, 21 e 22 de outubro); e Performance de música e poesia no Mercado da Ribeira (27 e 28 de outubro).

 

Não poderiam faltar os encontros e conferências, este ano organizadas pela Prof.ª Teresa Rita Lopes, na Casa de Álvaro de Campos, nos dias 14 e 15 de outubro. Poderá ainda assistir a uma sessão de cinema que inclui a estreia do documentário «Quem é Álvaro de Campos» (no dia 15 de outubro).

No quadro da programação do «365 Algarve», a Festa dos Sentidos propõe vários espetáculos e workshops para toda a família que são um excelente pretexto para (re)visitar Lagos. Na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, é possível assistir ao espetáculo Voz do Mundo do Grupo Coral de Canto Étnico; à exposição de ilustração «Histórias sem Letras»; ao workshop de escrita com cheiro (14 de outubro); e à oficina para pais e filhos Dança dos Afetos (21 de outubro). No dia 7 de outubro é possível visitar o Atelier de Ilustração com Yara Kono; e participar no workshop de material Cenográfico (9, 16, 23 e 30 de outubro).

 

Irá ainda decorrer a 8.ª edição do Festival Verão Azul, pelo qual passarão alguns dos melhores artistas da dança e teatro contemporâneo português, como Vera Mantero, Francisco Camacho e Tiago Rodrigues. Organizado pela CasaBranca, o Festival integra espetáculos de artes performativas, concertos, cinema, vídeo e um espaço dedicado ao público infanto-juvenil, que decorrem nas cidades de Faro e Lagos.

 

Em destaque, está a inauguração da exposição «De uma natureza híbrida» de Sara Feio na Galeria Lar, em Lagos (20 de outubro a 11 de novembro) e a exibição de um Documentário de Markus Toth e Mário Hötsch (21); enquanto que no Teatro de Figuras de Faro, será apresentado o projeto «Plethora Open Call» (20 a 27 de outubro).

Ao longo do mês, haverá lugar para várias iniciativas artísticas, como o  remake da dança «O Rei no Exílio» (20 de outubro, no Centro Cultural de Lagos), o workshop de improvisação Musical com Eduard Pou e Pau Rodrigues, no Clube Turístico Lacobrigense (17 a 19 de outubro), a peça de teatro «António e Cleópatra» de Tiago Rodrigues no Centro Cultural de Lagos (27 de outubro), e a performance musical de Vasco Célio, Carlos Barreto e Mário Delgado «My Paradise Is Better Than Yours», entre muitos outros eventos culturais.

 

Outro dos momentos fortes deste início de 2.ª temporada do «365 Algarve» é o Ciclo de Arte Contemporânea que decorrerá em Faro, Portimão e São Brás de Alportel, e que começa com a Exposição de Pintura de Ana André, no Museu Municipal de Faro, de 14 de outubro a 3 de dezembro.

 

Os espetáculos de Animação de Património não podiam faltar na programação: destaque para «Momentos Fantásticos com Património – Sítios com História» a 28 de outubro e «Faro Desvendado» no dia 31 de outubro.

 

A edição 2017/2018 do programa cultural «365 Algarve» tem por base o conceito de um território de sol para as artes. A partir de outubro, são de esperar 525 iniciativas culturais em todo o território algarvio, entre festivais, exposições, animação de património, cinema, teatro, circo contemporâneo, música e gastronomia.

 

A programação completa já pode ser consultada na área de downloads do portal promocional do Algarve (www.visitalgarve.pt).

Veja Também

Paixão de Cristo recriada em Pêra, no dia 24 de março

A Paixão de Cristo – Via Sacra ao vivo será de novo recriada em Pêra, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *