“Lojas com História” é o nome da publicação lançada pela Câmara Municipal de Silves no seu portal. Uma iniciativa que decorreu no âmbito do programa das Jornadas Europeias do Património em Silves.
Como informa a Câmara Municipal, “esta publicação apresenta o levantamento dos estabelecimentos mais antigos do concelho que continuam a exercer a sua atividade, alguns com portas abertas desde o século XIX ou inícios do século XX, seguindo metodologias que os tempos modernos fizeram cair em desuso e que são atualmente um “Museu Vivo”.
Ao todo são uma dezena e meia de estabelecimentos comerciais que poderão ser conhecidos nesta edição e que abarcam vários tipos de atividade comercial onde se incluem a relojoaria, retrosaria, mercearia, sapataria, bazar, papelaria, pronto-a-vestir e padaria.
Longevidade reconhecida (lojas com mais de 25 anos de atividade), significado histórico e comercial, existência de oficinas e/ou produção própria, produto identitário e/ou existência de marca (s) própria (s), mobiliário e iluminação, utensílios e/ou matérias-primas e elementos documentais foram os critérios adotados pelo Município na seleção de cada uma das lojas incluídas nesta publicação”.
A publicação está disponível para consulta e download no portal da autarquia (www.cm-silves.pt.)