Home / Vida / Saúde & Bem Estar / Novo código visual da dor para melhorar comunicação entre médico e doente

Novo código visual da dor para melhorar comunicação entre médico e doente

A Grünenthal anuncia o lançamento do site www.dor.com.pt, destinado a doentes e profissionais de saúde, e de um novo código de avaliação da dor com recurso a imagens. As duas novas ferramentas serão apresentadas no  dia 23 de setembro, em Lisboa.

De acordo com Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, “o novo código visual da dor é uma ferramenta de cariz artístico, facilitadora da comunicação entre médico e doente. O código visual permitirá auxiliar a interpretação da dor pelo doente, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes com dor crónica em Portugal”.

O novo código visual pretende representar alguns descritores de dor através de 12 imagens: ferro em brasa, formigueiro, frio gelado, beliscão no nervo, rastejar sobre a pele, facada, choque elétrico, alfinetes, espasmo agudo, dor perfurante, arame farpado e queimadura.

“Nem sempre é fácil o doente exprimir a sua dor (a dor não se vê!), o que pode ser uma barreira para o médico na compreensão da doença e no diagnóstico final. Esta nova ferramenta visual é, sem dúvida, uma mais-valia para os doentes e também para nós médicos, que tentamos diariamente compreender e avaliar corretamente a sua dor”, salienta a médica.

O código visual da dor conta com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

O site www.dor.com.pt é composto por duas áreas distintas, uma reservada a profissionais de saúde e outra com informação destinada à população em geral. Esta pretende ser uma plataforma de apoio aos doentes, cuidadores e restante população, na medida em que vai disponibilizar informação útil sobre a doença, desde o diagnóstico ao tratamento, e onde estará disponível, para consulta, o novo código visual da dor.

Sobre a dor em Portugal

Estudos recentes revelam que os custos com a dor crónica, em Portugal, ascendem aos 4610 milhões de euros, o que corresponde a 2,7% do PIB nacional. Os gastos com dor, em Portugal, são superiores ao somatório dos gastos com a obesidade, diabetes, álcool e tabagismo. 37% da população adulta portuguesa sofre de dor crónica, sendo esta a segunda doença mais prevalente em Portugal, apenas ultrapassada pela hipertensão arterial.

Sobre a Grünenthal

O Grupo Grünenthal é uma empresa farmacêutica empreendedora com foco na investigação, sendo especializada em dor, gota e inflamação. A ambição do Grupo é disponibilizar entre quatro a cinco novos medicamentos a doentes com necessidades médicas não tratadas até 2022 e ficar avaliada em 2 mil milhões de euros. São uma empresa dedicada à investigação e ao desenvolvimento de tratamentos e tecnologia inovadores. Ao investir de forma sustentável em I&D, o Grupo assume um forte compromisso com a inovação.
A Grünenthal é uma empresa farmacêutica internacional de investigação, familiar e independente, com sede em Aachen. Está representada em 32 países com filiais na Europa, Austrália, América Latina e Estado Unidos da América. Os seus produtos são vendidos em mais de 155 países e trabalham, no Grupo Grünenthal em todo o mundo, aproximadamente 5.500 colaboradores. Em 2016, a Grünenthal obteve receitas no valor aproximado de 1.4 mil milhões de euros.
Mais informações em www.grunenthal.com

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta Dominante: Ás de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *