Home / Algarve / Assembleia Diocesana apresenta Programa Pastoral para 2017/2018

Assembleia Diocesana apresenta Programa Pastoral para 2017/2018

O Programa Pastoral da Diocese do Algarve para 2017/2018 será apresentado no dia 23 de setembro, na Assembleia Diocesana, que terá lugar a partir das 9h no Salão da Igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Inserido no triénio pastoral 2017-2020, sob o tema Anunciar o Evangelho da Família – “edificar a sua casa sobre a rocha”, o novo programa, que define as linhas programáticas para este triénio, será dado a conhecer a todas as comunidades católicas algarvias, numa sessão que terá como destinatários o clero, os representantes das paróquias, enviados pelos respetivos párocos, as comunidades religiosas (a totalidade dos seus membros), todos os membros do Conselho Pastoral da Diocese do Algarve, todos os responsáveis e equipas dos vários departamentos, secretariados e sectores dos Serviços Diocesanos de Pastoral e representantes de todos os movimentos e obras laicais.

O programa para esta Assembleia Diocesana é o seguinte:

09.00h – Acolhimento

09.30h – Oração

09.45h – Abertura e saudação do Sr. D. Manuel Neto Quintas

10.00h – Mesa redonda: Família, jovens e vocações.

11.30h – Intervalo

12.00h – Apresentação do Triénio e do Ano Pastoral 2017-2018

12.45h – Encerramento com Oração

13.00h – Almoço (para quem o desejar e se inscrever)

Segundo informa a Diocese do Algarve, o novo Programa Pastoral da Diocese do Algarve terá como objectivos gerais, para cada ano, os seguintes:

2017-2018: ANUNCIAR O EVANGELHO DA FAMÍLIA – Fazer do anúncio da PALAVRA a fonte inspiradora da vida da comunidade paroquial e de cada família (filhos).

2018-2019: CELEBRAR O EVANGELHO DA FAMÍLIA – Fazer da EUCARISTIA o centro da vida (espiritualidade) da comunidade paroquial e da vigararia.

2019-2020: TESTEMUNHAR O EVANGELHO DA FAMÍLIA – Fazer da CARIDADE distintivo da Igreja Diocesana, presente nos gestos quotidianos e no testemunho da alegria nascida do encontro pessoal com Cristo.

Assim, são sugeridas actividades que garantam uma particular atenção à pastoral familiar, à pastoral juvenil e à pastoral vocacional, sendo desafiadas as paróquias a criar serviços que possam acolher as famílias e os jovens, nomeadamente a criação e consolidação das Equipas Paroquiais e Vicariais que trabalhem nestas temáticas e com estes públicos, bem como dinamizem ações que visem a melhoria da formação cristã e estimulem a participação na vida comunitária.

Veja Também

APAV assinala Dia Internacional da Pessoa Idosa lembrando que violência está a aumentar

A APAV associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual do Dia Internacional da Pessoa Idosa,  …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *