Home / Economia & Emprego / Economia / Arte do Latoeiro apresentada ao público

Arte do Latoeiro apresentada ao público

Os primeiros trabalhos do curso “A Arte do Latoeiro” que decorreu em S. Bartolomeu de Messines, foram revelados recentemente, no decorrer do Mercado Fora d’Horas, em Silves, e em Messines, na Festa das Tradições.

Em Silves foi também apresentado o documentário “A Arte do Latoeiro – Dar Vida à Tradição” que se encontra online em: https://youtu.be/ReZ3bY37GwM .

Este trabalho, realizado por Jorge Graça, foi apresentado na última edição do Mercado Fora d’Horas, no passado dia 9 de agosto. Presentes nessa sessão estiveram, além dos representantes da EDP, da Proactivetur, da CCDR, os presidentes das Juntas de Freguesia de Silves e de S. B. Messines, a diretora Regional da Cultura do Algarve, a presidente da Câmara Municipal de Silves, os aprendizes de latoeiro e o Mestre de latoaria e designer, bem como Carlos Branco, o filho do latoeiro “António Raul” que cedeu à Câmara o espólio do seu pai.

O curso da “arte do latoeiro”, que pretende reativar o ofício através da formação de futuro latoeiros, para evitar a extinção desta arte, iniciou-se em março, no âmbito do projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, Junta de Freguesia de Messines e a Proactivetur.

Na oficina cedida pela Junta de Freguesia de Messines ( Foto da Junta de Freguesia)

Este foi um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do Programa Tradições da EDP.

Em Messines, num espaço cedido pela Junta de Freguesia, dois mestres e cinco aprendizes concluíram esta primeira etapa no projeto mais amplo da revitalização do ofício de latoeiro.

 

 

 

 

Veja Também

Câmara aprova isenção de IMI e IMT na área urbana de Silves

A Câmara Municipal de Silves aprovou uma proposta de isenção de pagamento de Imposto Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *