Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / “Green Sheikh” dos Emirados Árabes Unidos em Silves

“Green Sheikh” dos Emirados Árabes Unidos em Silves

O “Green Sheikh” dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza Real o Sheikh Abdulaziz bin Ali Al Nuaim visitou hoje (dia 12 de setembro) a cidade de Silves, tendo sido recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela presidente da Câmara, Rosa Palma e restante executivo permanente.

O sheikh (ao centro) com a sua comitiva e a presidente da Câmara

«Rosa Palma, ao dar as boas vindas ao membro da Família Real Ajman, salientou a riqueza do concelho de Silves e do seu território, rico em diferentes habitats e deu a conhecer algumas das preocupações da autarquia no que toca à preservação do meio ambiente, nomeadamente com o envolvimento em projetos charneira, como o do Centro de Reprodução do Lince Ibérico, localizado no concelho e apoiado pela CMS. Destacou, igualmente, a herança comum que une todos os povos árabes e os silvenses, herdeiros de um passado histórico profundamente ligado à cultura muçulmana», informa a autarquia.

Acompanhado de uma vasta comitiva de altos quadros, ligados a área distintas, como a medicina estética, os media, a banca e os investimentos, o Sheikh, que tem um profundo interesse pelos temas ligados à preservação do meio ambiente, manifestou o seu apreço pela cultura portuguesa e pela beleza de todo o país, em particular da cidade de Silves.

Preocupado com a educação dos mais jovens, que considera ser a solução para a mudança que o planeta precisa, mostrou o desejo de poder colaborar com a autarquia, no sentido de poder aprofundar laços e implementar projetos. «Aquilo que mais nos liga é o facto de sermos todos seres humanos», afirmou nas breves palavras que dirigiu aos presentes na receção oficial.

Líder global, ambientalista e ativista social nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) bem como em todo o mundo árabe, Presidente (CEO) da Al Ihsan Charity Association, o trabalho do Sheikh Abdulaziz bin Ali Al Nuaimi é apontado como um catalisador de jovens, já que através das suas apresentações feitas em todo o mundo, tem contribuído para esclarecer e mudar mentalidades, sendo um agente de mudança e tendo dado fortes contributos para a definição de um Planeamento Ambiental e estratégia de longo prazo sobre Sustentabilidade nos Emirados Árabes Unidos.

A comitiva, que veio a Silves a convite do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS), visitou depois  a cidade, aproveitando para conhecer alguns dos monumentos e para debater algumas ideias que poderão ser uma base de trabalho futuro.

Veja Também

Manuel Neto dos Santos apresenta novo livro em Alcantarilha

Manuel Neto dos Santos, poeta, natural de Alcantarilha, apresenta no dia 20 de janeiro, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *