Home / Concelho / Atletas e personalidades de várias áreas homenageados no Dia do Município

Atletas e personalidades de várias áreas homenageados no Dia do Município

Atletas, personalidades de várias áreas e representantes de instituições foram homenageados no Dia do Município, que se comemorou a 3 de setembro, data que assinala a conquista de Silves aos mouros.

Na sessão solene, a presidente Rosa Palma salientou a importância da data e do passado histórico da cidade de Silves. Perante a plateia com muitos atletas medalhados e pessoas que se têm distinguido nas suas áreas, Rosa Palma focou também a questão do sucesso, considerando que “trabalhamos individualmente para o nosso sucesso” mas que é o conjunto de sucessos “em cadeia e solidários” que nos permitem “atingir o crescimento e o progresso”. A presidente da Câmara, elogiou o esforço dos homenageados, considerando que «são exemplos daquilo que queremos que possa existir cada vez mais na nossa cidade, no nosso concelho, para o engrandecer e levar mais longe, no país e no mundo», pessoas que «trabalharam com grande empenho para melhorar o nosso território, ficando, aos nossos olhos, como marcas de sucesso, do sucesso que desejamos e sonhamos para todos».

As personalidades distinguidas foram as seguintes:
Na área AGRÍCOLA: Joaquim Mourinho, natural do sítio dos Medeiros (Silves).Abacates, citrinos, diospiros e romãs são as culturas que desenvolve e que, com grande qualidade, promovem o concelho dentro e fora de fronteiras.
Na área EMPRESARIAL: Rui Vieira Guerreiro, natural de Silves. Em 1977 abriu a conhecida e famosa “Marisqueira Rui” que ainda hoje funciona, além de ter criado o agora Hotel Colina dos Mouros.
Na área CULTURA E PATRIMÓNIO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSICAL: Rancho Folclórico de Messines– Criado em 1981 por Orlando Frade, este rancho tem desenvolvido um importante trabalho de recolha dos usos e costumes da freguesia de S. Bartolomeu de Messines, tendo também uma Escola de Folclore.

Rancho Folclórico de Messines homenageado pelos seus 40 anos de trabalho

Na área CULTURA E PATRIMÓNIO – TEATRO: Maria Luísa Anselmo, natural de Portimão, em Silves desenvolveu uma importante ação enquanto fundadora e diretora do grupo de teatro GRUTA, e também do grupo de teatro ASSABA. Colaboradora do Terra Ruiva entre 2000 e 2016.

Luísa Anselmo, a alma do teatro em Silves

Na área CULTURA E PATRIMÓNIO – LITERATURA E INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA: João Vasco Reis– Natural de S. Bartolomeu de Messines, tem desenvolvido um extenso trabalho enquanto historiador e investigador, tendo publicados mais de 20 livros sobre a história regional. Ligado ao Agrupamento 181 de Silves tem desempenhado várias funções diretivas no Corpo Nacional de Escutas.

João Vasco Reis, homenageado por trabalho de investigação histórica

Na área SOCIAL: António Brito, bombeiro da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Silves e José Joaquim Beijinha, bombeiro da Corporação dos Bombeiros Voluntários de SB Messines. Ambos dedicaram abnegadamente, longos anos das suas vidas ao serviço destas instituições e das populações, que, em diversas situações de risco beneficiaram da sua disponibilidade e generosidade. Ao distinguir estes dois bombeiros, distingue a autarquia todos os demais membros destas corporações que se sacrificam em benefício da sociedade.

Foram ainda distinguidos mais de 150 atletas, pelas suas conquistas individuais e coletivas, em áreas como o Atletismo, a Ginástica, a Ginástica Adaptada, o Andebol Adaptado, a Capoeira, o BTT, a Natação, os Dardos, o Futsal, o Jujitso e a Ornitologia, atletas que representam coletividades do concelho de Silves ou que, a título individual, participaram em provas internacionais, nacionais e regionais, tendo alcançado lugares de pódio.

Veja Também

Aberto concurso para Área de Autocaravanas em São Marcos da Serra

São Marcos da Serra irá dispor de uma Área de Autocaravanas, com 22 lugares. Além …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *