Home / Sociedade / Lazer / Reinventar o quotidiano: A Igreja Matriz de S.B. Messines

Reinventar o quotidiano: A Igreja Matriz de S.B. Messines

No mês de agosto, na edição especial de verão, fizemos um roteiro com sugestões de atividades que podem ser realizadas no nosso concelho. Na rubrica “Reinventar o Quotidiano”, publicamos mais esta sugestão de Aurélio Cabrita. 

A igreja matriz de S. B. de Messines – Constitui o ex-líbris da freguesia e uma pequena pérola do interior algarvio. A fachada barroca apresenta incontestável efeito cénico, pela conjugação de materiais diferentes (calcário e grés de Silves), da utilização de elementos arquitetónicos dinâmicos e de uma escadaria, ladeada por duas pilastras com volutas e jarrões.

Já no interior destacam-se as colunas torsas (século XVI), muito provavelmente obra de Diogo de Boitaca. Destacado “mestre-de-obras” do rei D. Manuel I, participou na construção da Torre de Belém, na igreja de Jesus em Setúbal, ou no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Mas o interior guarda ainda um magnífico púlpito, o altar-mor de talha rococó (1787/88), ou a mesa de serviços litúrgicos na sacristia, além de diversa imaginária.

Visitado o singular templo, contemple mais uma vez a frontaria, que as entidades teimam em manter ocultada injustamente, pelo anacrónico sentido do trânsito. Ingresse agora na Casa Museu João de Deus ao lado e recorde o poeta e pedagogo, inventor de um profícuo método de leitura, a Cartilha Maternal.

Se for ao fim do dia, viaje até Vale Fuzeiros, para vivenciar duas outras experiências ímpares, percorrer o circuito arqueológico, com vestígios megalíticos (do 6º milénio antes de Cristo), ou a oportunidade única, a nível mundial, de observar “ao vivo”, ainda que à distância, o lince ibérico, o felino mais ameaçado do planeta, no Centro de Reprodução do Lince Ibérico.

Veja Também

Gala Sénior em Messines

A 2ª Edição da Gala Sénior de Natal terá lugar no dia 15 de dezembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *