Reinventar o quotidiano: Armação de Pêra…. momentos únicos e sempre diferentes!

No mês de agosto, nesta edição especial de verão, fizemos um roteiro com sugestões de atividades que podem ser realizadas no nosso concelho.  Na rubrica “Reinventar o Quotidiano”, publicamos a sugestão de Ana Cristina Santos. 

1 – Armação de Pêra… momentos únicos e sempre diferentes! A “ minha” Armação de Pêra, aquela que adoro ver, rever, observar, sentir… é aquela que se vê da Fortaleza, quando damos as costas à volumetria dos prédios e o nosso olhar se entende pela imensa baía, pelo extenso mar azul, pelo dourado da areia fina e se detém na faina dos pescadores, cuja atividade levou a que nascesse, há muitos anos, menina e moça… aldeia!

Foto de Leandro Correia Barreto

Sentir a simplicidade dos homens do mar… apreciar a sua chegada a terra trazendo peixe no barco… ouvir o alvoroço das gaivotas bailando em busca de alimento… observar o corropio dos turistas querendo observar de perto o peixe ainda vivinho e a arte de quem o desamanha das redes… é um ritual divino e é o meu convite!
É a Armação de Pêra genuína, pura, desprovida de “filtros”, é a génese de um povo que ainda olha para o mar como o seu “ganha-pão”!

Só observando e sentindo toda esta faina… se entende Armação de Pêra!

Veja Também

6ª Mostra Papas de Milho em Silves

Os saberes tradicionais e os sabores típicos do xerém voltam a encher com o seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *