Home / Concelho / Colónia para crianças “especiais”, em Silves

Colónia para crianças “especiais”, em Silves

Silves irá receber, de 7 a 11 de agosto, mais uma edição da Colónia de Férias da AAMA – Associação de Atividade Motora Adaptada,  a segunda longe de Lisboa, “para tornar ainda mais especiais as férias de crianças especiais”.

A colónia irá acontecer no espaço “Amigos dos Pequeninos,”, em Silves, com a participação de 10 crianças que apresentam um diagnóstico de Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento e Síndrome de Smith Magenis, sendo acompanhadas por 11 monitores voluntários, estudantes universitários de diversas área da saúde e desporto e por 3 elementos de coordenação.

A colónia funciona com um fim terapêutico, com “cinco dias intensivos a realizar tarefas, onde parar é apenas tempo para assimilar”, como afirma a AAMA.

“As tarefas programadas serão reabilitação em meio aquático, intervenção na fala e linguagem, intervenção na motricidade fina e aplicação aos grafismos, intervenção aos problemas de comportamento e intervenção nas autonomias”

Este projeto é suportado pela AAMA e por verbas que as famílias reuniram, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Silves, que “deu o seu apoio em bens utilizáveis e no espaço de acolhimento”, enquanto o Internacional Rotary de Silves ofereceu “as entradas num parque temático da região”. As crianças farão ainda uma deslocação à praia de Armação de Pêra.

A AAMA

«A AAMA, é uma associação sem fins lucrativos, de apoio a populações com deficiência e/ou outras necessidades especiais, no âmbito desportivo, terapêutico, recreativo, educacional e formativo.

Somos uma associação ainda recente tendo realizado a nossa escritura a 26 de Dezembro de 2008. Em 2005, os fundadores da AAMA criaram as primeiras Férias Desportivas da Cruz Vermelha que permitiu dar a oportunidade a crianças e jovens com deficiência de conviverem e praticarem desportos adaptados. Este projeto repetiu-se nos cinco anos seguintes.

Vamos agora realizar o nosso Sexto Programa de Férias da AAMA, o qual “preenche” o período das férias do Verão, constituindo uma opção de ocupação dos tempos livres, facto que tanto preocupa as famílias de crianças e jovens com deficiência. Este programa consiste em colónias de férias (internas e externas) para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais que estão todos os dias em constante atividade, a ser estimulados, não só ao nível desportivo, mas também recreativo, formativo e educacional, para que cresçam, evoluam e ao mesmo tempo se divirtam.»

 

A AAMA tem em online dois vídeos que esclarecem um pouco melhor o seu projecto.

O vídeo das colónias de Férias:  https://www.youtube.com/watch?v=CXrRocrMvSo

e vídeo do trabalho realizado na natação adaptada. https:/www.youtube.com/watch?v=03as9Q9z0J0

E também um  site. http://associacaoama.org/

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Plano de Pormenor de Armação de Pêra em discussão pública

O Plano de Pormenor de Armação de Pêra (PPAP) encontra-se em período de discussão pública …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *