Home / Concelho / Colónia para crianças “especiais”, em Silves

Colónia para crianças “especiais”, em Silves

Silves irá receber, de 7 a 11 de agosto, mais uma edição da Colónia de Férias da AAMA – Associação de Atividade Motora Adaptada,  a segunda longe de Lisboa, “para tornar ainda mais especiais as férias de crianças especiais”.

A colónia irá acontecer no espaço “Amigos dos Pequeninos,”, em Silves, com a participação de 10 crianças que apresentam um diagnóstico de Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento e Síndrome de Smith Magenis, sendo acompanhadas por 11 monitores voluntários, estudantes universitários de diversas área da saúde e desporto e por 3 elementos de coordenação.

A colónia funciona com um fim terapêutico, com “cinco dias intensivos a realizar tarefas, onde parar é apenas tempo para assimilar”, como afirma a AAMA.

“As tarefas programadas serão reabilitação em meio aquático, intervenção na fala e linguagem, intervenção na motricidade fina e aplicação aos grafismos, intervenção aos problemas de comportamento e intervenção nas autonomias”

Este projeto é suportado pela AAMA e por verbas que as famílias reuniram, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Silves, que “deu o seu apoio em bens utilizáveis e no espaço de acolhimento”, enquanto o Internacional Rotary de Silves ofereceu “as entradas num parque temático da região”. As crianças farão ainda uma deslocação à praia de Armação de Pêra.

A AAMA

«A AAMA, é uma associação sem fins lucrativos, de apoio a populações com deficiência e/ou outras necessidades especiais, no âmbito desportivo, terapêutico, recreativo, educacional e formativo.

Somos uma associação ainda recente tendo realizado a nossa escritura a 26 de Dezembro de 2008. Em 2005, os fundadores da AAMA criaram as primeiras Férias Desportivas da Cruz Vermelha que permitiu dar a oportunidade a crianças e jovens com deficiência de conviverem e praticarem desportos adaptados. Este projeto repetiu-se nos cinco anos seguintes.

Vamos agora realizar o nosso Sexto Programa de Férias da AAMA, o qual “preenche” o período das férias do Verão, constituindo uma opção de ocupação dos tempos livres, facto que tanto preocupa as famílias de crianças e jovens com deficiência. Este programa consiste em colónias de férias (internas e externas) para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais que estão todos os dias em constante atividade, a ser estimulados, não só ao nível desportivo, mas também recreativo, formativo e educacional, para que cresçam, evoluam e ao mesmo tempo se divirtam.»

 

A AAMA tem em online dois vídeos que esclarecem um pouco melhor o seu projecto.

O vídeo das colónias de Férias:  https://www.youtube.com/watch?v=CXrRocrMvSo

e vídeo do trabalho realizado na natação adaptada. https:/www.youtube.com/watch?v=03as9Q9z0J0

E também um  site. http://associacaoama.org/

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Silves vai fazer “A Maior Torta de Laranja”

“A Maior Torta de Laranja”, com 10 metros de comprimento, vai ser construída e distribuída …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *