Delegação Regional do Algarve
CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Pretendo fazer um seguro para o recheio da minha casa e gostaria de saber quais os cuidados que devo ter para calcular correctamente o valor a segurar?”
A DECO INFORMA…
Antes de contratar um seguro para o recheio da habitação ou de adicionar essa cobertura ao multirriscos, calcule correctamente o valor do seu património
Para calcular correctamente, o valor do recheio da habitação, a primeira tarefa é fazer uma lista com todas as divisões da casa. Em cada assoalhada, inscreva detalhadamente todos os bens que a compõem. Além do mobiliário e electrodomésticos, não se esqueça do vestuário e calçado, loiças e trens de cozinha, livros e objectos decorativos.
À frente de cada bem, anote o seu valor em novo. Idealmente, guarde também as facturas que comprovam a aquisição destes objectos por esse valor. No final, some todas as parcelas e apure o valor total do recheio da sua habitação. Esse valor deve incluir eventuais objectos guardados na varanda ou na arrecadação.
Deve ainda mencionar à parte alguns objectos especiais, como obras de arte, colecções ou jóias de grande valor. Se possível, guarde fotografias destes objectos. Neste caso, tem de indicar o valor real do bem no mercado, o que pode obrigar a uma avaliação especializada.
Ao valor total apurado, adicione aproximadamente 10% para cobrir eventuais esquecimentos ou aumentos de preço. Esse deve ser o valor do capital a segurar no seguro multirriscos-habitação.
Se o valor declarado no seguro for inferior ao real valor do que acumula na habitação, a seguradora não irá cobrir a totalidade dos bens, em caso de sinistro. Nesse caso, o perito avalia que percentagem do valor total do património estava coberta pelo seguro e indemniza os danos na mesma percentagem.
Para evitar grandes desfasamentos entre o capital seguro e o valor dos bens, actualize a lista do seu património de cinco em cinco anos e, em caso de necessidade, comunique à seguradora o valor actual do recheio da casa.